v. 1 (2020): Pesquisas em educação: narrativa, diversidade e políticas

					Visualizar v. 1 (2020): Pesquisas em educação: narrativa, diversidade e políticas
Publicado: 15/05/2020

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Gilvete Lima Gabriel, João Henrique da Silva
    4-11
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6398

Artigos

  • Investigação narrativa: entre detalhes e duração

    Herve Breton
    12-22
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6255
  • Aprendizaje por proyectos como metodología para una escuela inclusiva e intercultural. Una propuesta didáctica en educación secundaria

    José González-Monteagudo, Mario León-Sánchez
    23-34
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6266
  • Avaliação e inclusão de criança indígena com paralisia cerebral e baixa visão na educação infantil

    Maria Goretti da Silva Mattoso, Marilda Moraes Garcia Bruno, Washington Cesar Shoiti Nozu
    35-52
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6258
  • O processo de judicialização na educação infantil em Sorocaba-SP: para um início de conversa

    Petula Ramanauskas Santorum e Silva, Paulo Gomes Lima
    53-68
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6254
  • Políticas públicas em educação especial em tempos de ditadura: uma análise sobre a concepção de deficiência no Brasil no período 1973-1985

    Rosalba Maria Cardoso Garcia, Roseli Terezinha Kuhnen
    69-84
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6257
  • Política de financiamento da educação especial no estado de São Paulo e a relação público-privado: em foco o salário-educação

    Marcia Maurilio Souza, Rosângela Gavioli Prieto
    85-103
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6256
  • Teoría poscolonial y encare decolonial: hurgando en sus genealogías

    José Guadalupe Gandarilla Salgado
    104-119
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6493
  • Educación Intercultural y Hermenéutica Analógica

    Mauricio Hardie Beuchot Puente
    120-130
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6476
  • Considerações sobre a história da forma escolar e a pedagogização das relações sociais

    Odair Vieira da Silva, Cláudia Maria Bernava Aguillar
    131-144
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6541
  • Histórias em Quadrinhos na Educação Básica: um estudo das representações sociais de professores

    Lucio Luiz, Monica Rabello de Castro
    145-155
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6532
  • O que é Educação Midiática? Um campo de interação entre cinema e educação

    José Leite dos Santos Neto
    156-168
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6528
  • Exclusão social e pobreza na qualidade de ensino: estudo de caso no ensino primário - Angola

    Justino Cangue
    169-182
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6505
  • O luto como interveniente no processo de inclusão de uma pessoa cega

    Leonor Paniago Rocha, Marlene Barbosa de Freitas Reis
    183-193
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6550
  • Educação Escolar Indígena e as pesquisas produzidas em universidades públicas e privadas no Brasil: o estado do conhecimento

    Ilma Regina Castro Saramago de Souza, Marilda Moraes Garcia Bruno
    194-206
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6737
  • Gênero, sexualidade e diversidade sexual na educação profissional e tecnológica: os núcleos de gênero e diversidade

    Tábata dos Santos Fioravanti, Vantoir Roberto Brancher, Heloísa Cordeiro Moreira
    207-219
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6837

Edição temática - Paulo Freire

  • Apresentação

    Sebastião Monteiro Oliveira
    221
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6867
  • Pelas veredas da transformação social: aproximações entre o pensamento freiriano e as ações culturais do Movimento Cultural Apuí

    José Carlos Franco de Lima, Fernanda Ingredy Dantas de Araújo, Leyde Dayane Martinho de Andrade
    222-236
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6697
  • Didática freiriana dos professores nos cursos de licenciatura de uma universidade comunitária

    Carolayne Paulina Pizzinatto, Ivo Dickmann
    237-252
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6679
  • A contribuição de Paulo Freire para a educação escolar indígena

    Adriana Francisca de Medeiros
    253-262
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6720
  • Algumas reflexões críticas sobre o campo da educação escolar a partir do pensamento de Paulo Freire e outros pensadores progressistas

    Elizeu Vieira Moreira
    263-278
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6661
  • Metodologia na perspectiva freiriana: uma educação emancipatória para uma ação libertária no bojo dos movimentos sociais

    Jocélia Barbosa Nogueira, Edilson da Costa Albarado, Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos
    279-293
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6721
  • Tecendo reflexões sobre a dimensão política da educação numa abordagem freiriana

    Lucinete Gadelha da Costa, Maria da Conceição Monteiro Ferreira
    294-302
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6723

Edição temática - A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências

  • Apresentação

    Ana Carolina Machado Ferrari, Denilson Diniz Pereira, Michele Aparecida de Sá, Mônica Maria Farid Rahme
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6908
  • Metodologias ativas para o ensino de astronomia indígena na educação de surdos

    Caroliny Capetta Martins, Germano Bruno Afonso
    5-15
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6660
  • L’évaluation des besoins des élèves autochtones: défis pour une recherche décoloniale

    Corina Borri-Anadon, Kelly Russo
    16-28
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6675
  • A interface da educação especial em uma escola indígena xakriabá: diálogos oportunos

    Ana Carolina Machado Ferrari, Mônica Maria Farid Rahme, Shirley Aparecida de Miranda
    29-40
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6710
  • Mapeamento das Línguas de sinais indígenas no povo Xukuru do Ororubá no contexto dos estudos surdos

    Mônica Lima Silva de Moura, João Carlos Gomes
    41-54
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6714
  • A educação especial em contexto indígena e as brincadeiras da etnia jeripancó

    Denilson Diniz Pereira, Tailde Correia Silva, Rosejane da Mota Farias, Mariana Verissímo Soares de Aguiar e Silva
    55-66
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6716
  • População indígena com deficiência no Brasil: Análise do censo demográfico de 2010

    Michele Aparecida de Sá, Guilherme Donini Armiato
    67-76
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6724

Relatos de Experiência

  • Sala de Aula Itinerante e o diálogo entre Universidade e Comunidade: uma ação na EEFM de Forte Velho em Santa Rita-PB

    Daniel Valério Martins, Ruan Rocha Mesquita
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6664
  • Relato de experiência: interagir para incluir no ensino técnico regular

    Danivia Santos Prestes
    11-19
    DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6820