Algumas reflexões críticas sobre o campo da educação escolar a partir do pensamento de Paulo Freire e outros pensadores progressistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6661

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Paulo Freire, Consciência

Resumo

O artigo discute aspectos da educação escolar vigente a partir do pensamento de Paulo Freire e outros pensadores com o intuito de compreendê-los a partir de uma perspectiva científica que parte da aparência das coisas e chega a essência das mesmas, uma perspectiva diferente dos pontos de vista divulgados pelos meios televisivos, remotos, midiáticos etc. que estão em voga nesse período de (des)Governo Bolsonaro. O artigo considera que a prática do professor, a aula, o diálogo e o uso do livro didático submetidos a crítica a partir do pensamento de Paulo Freire e outros pensadores nos conduz não só a diferenciar a Educação de Jovens e Adultos da Educação Popular. O artigo conclui que o ser, o fazer, o usar, o dialogar e o diferenciar progressistas são dimensões inseparáveis para quem decide estar com o oprimido, determinando-se com e por ele na construção coletiva, possível, inédita e viável de ações que se insurgem ao sistema do capital, mesmo estando dentro dos seus limites.


SOME CRITICAL REFLECTIONS ON THE EDUCATION FIELD FROM THE PAULO FREIRE’S THOUGHT AND OTHER PROGRESSIVE THINKERS


The article discusses aspects of the current education based on Paulo Freire’s thought and other thinkers in order to understand them from a scientific perspective that starts from the things appearance to their essence, a different perspective from the points of view released by television, remote, media, etc. means that are in vogue in this period of Bolsonaro’s (Mis)government. The article considers that the teacher's practice, the class, the dialogue and the use of the textbook subject to criticism based on the Paulo Freire’s though and other thinkers leads us not only to differentiate Youth and Adult Education from the Popular Education. The article concludes that being, doing, using, dialoguing and differentiating progressives are inseparable dimensions for those who decide to be with the oppressed one, determining themselves with and for him in the collective, possible, unprecedented and viable construction of actions that rise to the capital system, even though it is within its limits.

KEYWORDS: Education; Pedagogy; Paulo Freire; Awareness.

 

QUELQUES RÉFLEXIONS CRITIQUES SUR LE DOMAINE DE L'ÉDUCATION SCOLAIRE À PARTIR DE LA PENSÉE DE PAULO FREIRE ET D'AUTRES PENSEURS PROGRESSISTES

L'article aborde des aspects de l'éducation scolaire actuelle à partir de la pensée de Paulo Freire et d'autres penseurs afin de les comprendre d'un point de vue scientifique qui part de l'apparence des choses et atteint leur essence, une perspective différente des points de vue. voir la diffusion par télévision, télécommande, média, etc. qui sont en vogue en cette période de (dis) gouvernement Bolsonaro. L'article considère que la pratique de l'enseignant, la classe, le dialogue et l'utilisation du manuel soumis à des critiques basées sur la pensée de Paulo Freire et d'autres penseurs nous amènent non seulement à différencier l'éducation des jeunes et des adultes de l'éducation populaire. L'article conclut qu'être, faire, utiliser, dialoguer et différencier les progressistes sont des dimensions inséparables pour ceux qui décident d'être avec les opprimés, se déterminant avec et à travers eux dans la construction collective, possible, inédite et viable d'actions qui insurrection contre le système capital, même s'il est dans ses limites.

MOTS CLES: Éducation ; Pédagogie, Paulo Freire ; Sensibilisation.

Biografia do Autor

Elizeu Vieira Moreira, Professor da Educação Básica da SEDUC-AM.

É Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)..., a Tese de Doutorado intitulada "Catadores" é um esforço de síntese das condições históricas que contribuíram para que o catador de resíduos se transformasse em trabalhador produtivo para o capital, reconhecendo o conjunto complexo de relações mutuamente dependentes entre natureza, trabalho, trabalho social e organização social relacionado ao catador de resíduos que ocorreram, e ainda ocorrem, nos espaços (e espacialidades) públicos das cidades, em geral, e da cidade de Manaus, em particular..., materializando nessa pesquisa uma experiência formativa que se opõe às pesquisas já realizadas sobre o catador que desconsideram o passado. É Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade do Amazonas - UA (1997). É um dos principais idealizadores e organizadores da obra científico-ontológica "O fazer pedagógico: entre o método e a metodologia". O estudo discute a partir do materialismo histórico dialético o processo de transplantação do estatuto da Qualidade Total do âmbito produtivo-empresarial para o âmbito da educação pública do Estado do Amazonas. Já em 2010, foi classificado em primeiro lugar com o projeto Catadores, na Linha de Pesquisa - Processos Sociais, Ambientais e Relações de Poder, no Processo Seletivo para Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/ICHL) da Universidade Federal do Amazonas. No mês de fevereiro do mesmo ano organizou o livro as “Políticas Públicas Educacionais: visões críticas na ATUALIDADE”, lançado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA). Já a partir de 2011 até a presente ministrou História da Educação I, História da Educação II, Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Estudo, Projeto de Pesquisa, Seminário de Pesquisa no curso de PEDAGOGIA/PARFOR/UFAM nos municípios Altazes, Borba, Manaus, Nova Olinda do Norte..., lecionou Psicologia da Educação do Curso de História/PARFOR/UFAM no município de Coari..., Química no Curso de Especialização em Ensino de Ciências no município de São Gabriel da Cachoeira. Atualmente trabalha na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, escola na qual desenvolve atividades de consultoria, implantação e implementação relacionadas à Gestão Escolar dos Processos Administrativos e Pedagógicos já a mais de sete anos, além de atuar como professor-decano de Química no Ensino Médio. Orienta cursistas dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, na Universidad del Sol (Paraguay) etc., na condição de orientador ad hoc particular.

Referências

BECKER, Fernando. Epistemologia do Professor. 10. ed. São Paulo: Vozes, 2001.

CHAUÍ, Marilena. Experiência do Pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DEMO, Pedro. Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, 2018.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

GALLO, Silvio (Coord.). Ética e cidadania: caminhos da filosofia. 5. ed. São Paulo: Papirus. 1999.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Políticas curriculares, Estado e regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354, out-dez., 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400015.

KRAMER, Sonia. Privação cultural e educação compensatória: Uma análise crítica. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n. 42/54-62. 1982.

MALTA, André. A astúcia de ninguém: ser e não ser na Odisseia. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2018.

MOREIRA, Elizeu Vieira. O Progestão-AM como perpetuação do simulacro da “Qualidade Total” na Educação Pública do Estado do Amazonas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.

MOREIRA, Elizeu Vieira; CASTRO, Rubens da Silva. A prática pedagógica do professor à luz da Teoria do Conhecimento. Jornal do Commercio (Labor Omnia Vincit), Manaus, 8 de julho de 2011a, Caderno/Política, Edição n. 41.194, A4.

MOREIRA, Elizeu Vieira; CASTRO, Rubens da Silva. Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: Qual a diferença? Jornal do Commercio (Labor Omnia Vincit), Manaus (AM), 29 de abril de 2011b, Edição 40.801, p. A4.

MOREIRA, Elizeu Vieira; CASTRO, Rubens da Silva. Um dos instrumentos da prática pedagógica. Jornal do Commercio (Labor Ominia Vincit), Manaus (AM), 23 de dezembro de 2011c, Caderno/Política, Edição 40.968, p. A4.

MOREIRA, Elizeu Vieira; CASTRO, Rubens da Silva. A aula na perspectiva dialética. Jornal do Commercio (Labor Ominia Vincit), Manaus (AM), 30 de dezembro de 2011d, Caderno/Política, Edição 40.963, p. A4.

MOREIRA, Elizeu Vieira; CASTRO, Rubens da Silva. O país das maracutaias (parte 1). Jornal do Commercio, (Labor Omnia Vincit), Manaus (AM, v. 40.890, p. A4 - A4, 02 set. 2011e.

MOREIRA, Elizeu Vieira; CASTRO, Rubens da Silva. O diálogo em Paulo Freire. Jornal do Commercio (Labor Omnia Vincit), Manaus (AM), 3 maio de 2013, Caderno/Política, Edição 41.297, p. A4.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

PONCE, A. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2001.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

25/11/2020

Como Citar

MOREIRA, E. V. Algumas reflexões críticas sobre o campo da educação escolar a partir do pensamento de Paulo Freire e outros pensadores progressistas. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 1, p. 263–278, 2020. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v1i0.6661. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202018. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição temática - Paulo Freire