Relato de experiência: interagir para incluir no ensino técnico regular
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6820Palavras-chave:
Inclusão, Educação, TécnicoResumo
O presente trabalho retrata uma experiência na docência de uma disciplina técnica do Ensino Profissionalizante, subsequente ao Ensino Médio, em uma Instituição Pública de Ensino, Instituto Federal Farroupilha. Pretende proporcionar uma análise reflexiva sobre a Inclusão de um aluno com deficiência intelectual no Ensino Técnico Regular. Aborda as vivências nesse contexto e os desafios e superações desse trilhar. Utilizam-se, inicialmente, referenciais bibliográficos, alicerçando um recorte reflexivo sobre essa experiência na educação com Inclusão, abordando, também, a visão do aluno sobre o curso e sua aprendizagem. As explanações aqui conduzidas versam sobre a importância da Inclusão em todas as escolas, inclusive as técnicas profissionalizantes, levando à reflexão quanto às ações pedagógicas implementadas, a fim de atender a Educação com efetiva Inclusão. É necessário, para o êxito acadêmico, elaborar estratégias educacionais que atendam, de fato, à maneira de processar e construir o conhecimento, independente das condições em que os alunos se encontram.
EXPERIENCE REPORT: INTERACTING TO INCLUDE IN REGULAR TECHNICAL TEACHING
The present work portrays an experience in the teaching of a technical discipline of Vocational Education, subsequent to High School, in a Public Education Institution, Farroupilha Federal Institute. It aims to provide a reflective analysis on the inclusion of a student with intellectual disabilities in Regular Technical Education. It addresses the experiences in this context and the challenges and overcomes in this path. Initially, bibliographic references are used, basing a reflective focus on this experience at the Education with Inclusion, also addressing the student’s view of the course and his learning. The explanations conducted here are about the importance of Inclusion in all schools, including professional techniques, leading to reflection on the pedagogical actions implemented in order to meet Education with effective Inclusion. It’s necessary, for academic success, to develop educational strategies that, in fact, meet the way of processing and building knowledge, regardless of the conditions in which students find themselves.
KEYWORDS: Inclusion; Education; Technical.
INFORME DE EXPERIENCIA: INTERACTUAR PARA INCLUIR EN LA ENSEÑANZA TÉCNICA REGULAR
El presente trabajo retrata una experiencia en la docencia de una asignatura técnica de Educación Profesional, posterior à la escuela secundaria, en una Institución Publica Educación, Instituto Federal Farroupilha. Tiene como objetivo brindar un análisis reflexivo sobre la inclusión de un estudiante con discapacidad intelectual en la Educación Técnica Regular. Aborda las experiencias en este contexto y los desafíos y superación de este camino. Inicialmente se utilizan referencias bibliográficas, basando un enfoque reflexivo en esta experiencia de educación con Inclusión, abordando también la visión del aluno sobre el curso y su formación. Las explicaciones que aquí se realizan son acerca de la importancia de la Inclusión en todas las escuelas, incluidas las técnicas profesionales, lo que lleva a la reflexión sobre las acciones pedagógicas implementadas para hacer frente a la Educación con Inclusión efectiva. Es necesario, para el éxito académico, desarrollar estrategias educativas que, de hecho, respondan a la forma de procesar y forjar conocimientos, independientemente de las condiciones en las que se encuentren los estudiantes.
PALABRA CLAVE: Inclusión; Educación; Técnica.
Referências
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. 31p. Brasília: 1996.
GARCIA, Adilso de Campos; DORSA, Arlinda Cantero; OLIVEIRA, Edilene Maria de; CASTILHO, Maria Augusta de. Educação Profissional no Brasil: origem e trajetória. Revista Vozes dos Vales, UFVJM, n. 13, ano VII, maio 2018.
LIMA FILHO, Domingos Leite. A reforma da educação profissional no Brasil dos anos noventa. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MANTOAM, Maria Teresa Eglér. Integração de Pessoas Com Deficiência. Editora: Menon Edições Científicas Ltda, 1997.
MANTOAM, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? Editora: Moderna, 2003.
PACHECO, Eliezer Moreira; PEREIRA Luiz Augusto Caldas; SOBRINHO Moisés Domingos. Educação profissional e tecnológica: das escolas de aprendizes e artífices aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. T&C Amazônia, n. 16, 2009.
REIS, Rosângela Leonel dos.; ROSS, Paulo Ricardo. A inclusão do aluno com deficiência intelectual no Ensino Regular. 2020. Disponível: https://docobook.com/a-inclusao-do-aluno-com-deficiencia-intelectual-no-ensino.html> Acesso em: outubro 2020.
SASSAKI, Romeu Kasumi. Inclusão construindo uma sociedade para todos. Rio de
Janeiro: WVA, 1997.
SASSAKI, Romeu Kasumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista
Nacional de Reabilitação, São Paulo, ano V, n. 24, jan./fev. 2002.
SILVA, Paula Francisca da; MELO, Savana Diniz Gomes. O trabalho docente nos Institutos Federais no contexto de expansão da educação superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, agosto, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844177066
SILVEIRA, Flávia Furtado; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. Inclusão Escolar de Crianças com Deficiência Múltipla: Concepções de Pais e Professores. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 1, jan./abr. 2006.
UNESCO. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf> Acesso em: outubro 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.