Apresentação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6908

Keywords:

Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Povos Indígenas, Pessoas com deficiência

Abstract

Textos de apresentação dos artigos que compõe a edição temática.

References

BORRI-ANADON, Corina.; RUSSO, Kelly. L’évaluation des besoins des élèves autochtones: défis pour une recherche décoloniale. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, Edição temática – A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências, 2020.

BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Instituto de pesquisa econômica aplicada. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods4.html.

BRASIL, Documento final da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena – II CONEEI. Brasília/DF, 2018.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, Distrito Federal, 11 mar. 2008. Seção 1, p. 1.

BRASIL, Documento final da I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena – I CONEEI. Luziânia/GO, 2009.

DINIZ, Denilson Diniz Pereira, SILVA, Tailde Correia Silva, farias, Rosejane da Mota; AGUIAR E SILVA, Mariana Veríssimo Soares de. A educação especial em contexto indígena e as brincadeiras da etnia Jeripancó. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão ,Boa Vista, v. 1, Edição temática – A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências, 2020.

FERRARI, Ana Carolina Machado; RAHME, Mônica Maria Farid; MIRANDA, Shirley Aparecida de. A interface da Educação Especial em uma escola indígena Xakriabá: diálogos oportunos. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, Edição temática – A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências, 2020.

MARTINS, Caroliny Capetta; AFONSO, Germano Bruno. Metodologias ativas para o ensino de astronomia indígena na educação de surdos. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, Edição temática – A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências, 2020.

SÁ, Michele Aparecida de; ARMIATO, Guilherme Donini. População indígena com deficiência no Brasil: análise do Censo Demográfico de 2010. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, Edição temática – A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências, 2020.

SILVA DE MOURA, Mônica Lima; GOMES, João Carlos. Mapeamento das línguas de sinais indígenas no povo Xukuru do Ororubá no contexto dos estudos surdos. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, Edição temática – A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências, 2020.

Published

22/12/2020

How to Cite

MACHADO FERRARI, A. C.; PEREIRA, D. D.; SÁ, M. A. de; RAHME, M. M. F. Apresentação. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 1, p. 1–4, 2020. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v1i0.6908. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202026. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Edição temática - A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências