A interface da educação especial em uma escola indígena xakriabá: diálogos oportunos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6710

Palabras clave:

Povo Xakriabá, Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Escola Xukurank

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir o processo de inclusão escolar de alunos Xakriabá que compõem o público alvo da educação Especial a partir das experiências da Escola Estadual Xukurank, situada na região norte do Estado de Minas Gerais. Por meio de uma pesquisa realizada na Terra Indígena Xakriabá,  foi possível perceber que, embora a Educação Escolar Indígena seja assegurada legalmente como uma construção coletiva e diferenciada, pautada nas demandas de cada povo, ao se buscar um diálogo com a Educação Especial, tal diferenciação ainda se mostra pontual.  


THE INTERFACE OF SPECIAL EDUCATION IN AN INDIGENOUS SCHOOL XAKRIABÁ: OPPORTUNE DIALOGUES

The present article aims at discussing the inclusion process of the Xakriabá students that compound the target public of the Special Education from the experiences in the Xukurank State School, located in the north region of Minas Gerais State. Through a research carried out in the Xakriabá Indigenous Territory it was possible to observe that, although the Indigenous Education is legally assured as a collective and differentiated construction ruled by the demands of each people, as one tries to find a dialogue with the Special Education, such differentiation is still very specific.

KEYWORDS: Xakriabá People; Special Education; Indigenous Education; Xukurank School.


L’ÉDUCATION SPÉCIALE DANS UNE ÉCOLE AUTOCHTONE XAKRIABÁ: DEBATS FRUTUEUX

Cet article a pour objet de  discuter le processus d’ inclusion scolaire des élèves Xakriabá qui composent le public central de l’ éducation spéciale à partir des expériences de l’ Escola Estadual Xukurank , située dans la région nord de l’ État du Minas Gerais ( Brésil). A travers une recherche réalisée sur le territoire  autochtone Xakriabá, nous avons pu voir que , malgré le fait que l’ éducation Scolaire  autochtone soit assurée légalement en tant qu’ une construction collective et differenciée , basée sur les demandes de chaque peuple, en cherchant un dialogue avec l’ Education Spéc.ale, cette différentiation se montre encore ponctuelle.

MOTS-CLÉS: Peuple Xakriabå; Education Spéciale; Education  Scolaire Autochtone;  Ecole Xukurank.


Biografía del autor/a

Ana Carolina Machado Ferrari, Centro Universitário UNA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2008), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Docente nos cursos de graduação e pós-graduação no Centro Universitário UNA. Integrante do Grupo interdisciplinar de estudos em Educação Inclusiva e Necessidades educacionais especiais (GEINE) e do Grupo Corpos Mistos, ambos na FaE/ UFMG.

Mônica Maria Farid Rahme, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas - Fundação Mineira de Educação e Cultura (1992), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), com período de Bolsa Sanduíche na Université Paris Descartes (França) e Pós-Doutoramento em de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE/UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social. Integrante do Projeto Arte e Diferença e do Grupo de estudos Corpos Mistos; da Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política (RIPPEP); do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância ? LEPSI-Minas; da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Participa, como colaboradora, do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE/FaE-UFMG).

Shirley Aparecida de Miranda, Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Pós-Doutoramento em Ciências Sociais no Centro de Estudos Sociais ? CES/ Universidade de Coimbra (2016). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar. Integrante da coordenação do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Integrante da equipe de docentes do Curso de Formação de Intercultural de Educadores Indígenas (licenciatura). Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e diversidade etnico-racial e cultural com enfoque na educação indígena e educação quilombola, tematizando relações de poder-saber e gênero.

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Publicado

22/12/2020

Cómo citar

FERRARI, A. C. M.; RAHME, M. M. F.; MIRANDA, S. A. de. A interface da educação especial em uma escola indígena xakriabá: diálogos oportunos. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 1, p. 29–40, 2020. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v1i0.6710. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202029. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Edição temática - A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências

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