v. 26 n. 02 (2020): Jul - Dez 2020: Revista Textos e Debates
Após dois anos de hiato devido às mudanças em sua equipe editorial e aos efeitos da pandemia da COVID-19, a Revista Textos e Debates retoma suas publicações com o compromisso de divulgar o conhecimento científico nas diferentes áreas das Ciências Humanas – mantendo, assim, seu caráter interdisciplinar e seu índice de qualidade. Outra mudança a partir desta edição é a vinculação do periódico ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR), o que fortalece seu caráter institucional com a Universidade Federal de Roraima.
Abrindo esta edição, temos um texto na área de Ciências Sociais de Rodrigo Pereira Chagas, que busca investigar como as ideias de "nação" e "nacionalismo" são abordadas nas obras de Karl Marx e Friedrich Engels. Em seguida, em um trabalho no campo da História, Liliane Costa Andrade e Dilton Cândido Santos Maynard analisam a divulgação da programação cinematográfica nos jornais aracajuanos durante a Segunda Guerra Mundial, oferecendo-nos, dessa forma, um trabalho de História e Cinema e História e Imprensa.
O terceiro artigo, de autoria de Tallita Stumpp e Leandro Couto Carreira Ricon, realiza uma discussão teórica sobre a recuperação dos sujeitos enquanto atores sociais nas obras de Michel de Certeau e Jacques Rancière. Esse estudo apresenta como plano de fundo a segunda metade do século XX, métodos comparativos e discussões sobre as categorias espectador emancipado e usuário ou consumidor/produtor. Outra historiadora que compõe essa edição é Mônica Porto Apenburg Trindade, buscando examinar como a Guerra do Vietnã foi representada nas canções de rock lançadas nos anos 1970 por bandas estadunidenses e britânicas. A autora também faz uso dos métodos comparativos para investigar de que maneira o conflito afetou aspectos da vida cotidiana nas sociedades norte-americana e inglesa.
Ainda em um artigo na área da História da Guerra Fria, Talita Emily Fontes da Silva faz um estudo sobre o papel dos intelectuais brasileiros, como Érico Veríssimo, na diplomacia cultural interamericana. Essa é uma pesquisa que se propõe a abordar o pós-Segunda Guerra Mundial a partir da perspectiva latino-americana. Por sua vez, no campo do Ensino de História, Hstéffany Pereira Muniz Araújo nos apresenta seu relato de experiência como egressa do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Roraima (PROFHISTORIA/ UFRR) em uma pesquisa conduzida com alunos do 7º ano que trocaram cartas com a comunidade indígena Bananal, localizada no município de Pacaraima. A autora faz uma análise dessa experiência.
Temos ainda um artigo na área da Psicologia de autoria de Julio Cesar Pinto Souza e Fabiana Souza Bezerra cujo objetivo é apresentar os efeitos que a ausência da figura paterna pode gerar no comportamento de adolescentes. Por fim, no campo do Direito, Raphael Haidar Gomes aborda os efeitos da emancipação legal matrimonial e do divórcio no cotidiano dos indivíduos.
Desejamos a todos e todas uma boa leitura.
As(os) Editoras(es).