Erico Veríssimo e o intelectual latino-americano na Guerra Fria
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v26i02.7696Palavras-chave:
Erico Verissimo, Intelectuais, Guerra FriaResumo
Neste artigo, objetivamos discutir o papel dos intelectuais durante a Guerra Fria, tomando como exemplo a trajetória do escritor brasileiro Erico Verissimo (1905 – 1975). Através dessa análise, buscamos demonstrar como o romancista não só acompanhou as diferentes fases da diplomacia cultural interamericana entre os anos de 1930 a 1950, como exerceu uma postura semelhante à de um número expressivo de intelectuais que, no pós-Segunda Guerra Mundial, empreenderam atividades mais engajadas em torno da esfera política e cultural. Adicionalmente, destacamos a relevância dos estudos que abordam a Guerra Fria sob uma perspectiva latino-americana. Dentro dessa temática, enfatizamos a importância de investigações voltadas ao campo das ideias e da cultura nesse período como um caminho promissor para pesquisadoras e pesquisadores.
Palavras-chave: Erico Verissimo; Intelectuais; Guerra Fria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.