Filmes para hoje:
a programação dos cinemas Aracajuanos na II Guerra Mundial (1939-1945)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v26i02.7693Palavras-chave:
II Guerra Mundial, Cinema, Aracajuanos, Imprensa SergipeResumo
Compreendendo o cinema como um dos principais espaços para o entretenimento, sociabilidade e fonte de informação durante a II Guerra Mundial, este artigo analisa comparativamente a divulgação da programação das salas de projeção em Aracaju à época do conflito (Rio Branco, Rex, Guarany, São Francisco e Vitória) nos jornais Correio de Aracaju, Sergipe Jornal e Folha da Manhã, publicados em Sergipe. Antes da análise específica sobre a programação dos cinemas, contudo, entendemos ser relevante examinar informações gerais acerca desses impressos, como periodicidade, equipe editorial, diagramação e valores cobrados. Trabalhamos com a hipótese de que a divulgação promovida por tais periódicos influenciava diretamente na relação dos espectadores com as casas de exibição aracajuanas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.