Sobre a “nação” e o impacto da etnologia nas reflexões de Marx e Engels
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v26i02.7692Palavras-chave:
Karl Marx, Friedrich Engels, nação, etnografia, antropologiaResumo
Realizamos uma investigação sobre o termo nação na Marx/Engels Collected Works (MECW), com o objetivo de compreender as variações nas reflexões dos autores sobre os temas “nação” e “nacionalismo” ao longo do tempo. Durante o processo de pesquisa, ficou evidente o impacto dos estudos etnográficos, que ganharam força no final da década de 1860, sobre a perspectiva de Marx e Engels. Destaca-se, neste sentido, a inversão de valores que os pensadores alemães realizaram na dicotomia ocidental “civilização e barbárie”, além da afirmação de uma dimensão positiva do “comunismo primitivo”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.