Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Deve ser uma contribuição inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Não sendo o caso, justificar em “Comentários ao editor”.
  • O texto estar sem recursos sofisticados de formatação, as figuras e tabelas devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas em arquivo à parte.
  • O texto deve seguir os requisitos de formatação da revista, segundo as "Diretrizes para Autores" da seção "Sobre". As informações bibliográficas devem estar corretas e completas, incluindo DOI ou endereço eletrônico se for o caso.
  • A identificação da autora ou do autor foi removida no interior do texto e nas propriedades do documento.
  • Os autores devem fornecer, via sistema, as informações relativas a formação acadêmica, organização e área em que atuam. Se for o caso, indicar a fonte de financiamento da pesquisa e potenciais conflitos de interesse.

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO!!! Clique no MODELO DE FORMATAÇÃO (TEMPLATE) para selecionar o formato desejado, baixar o arquivo e editá-lo. Aceitaremos submissões apenas no template indicado. 

1. Tipos de trabalhos aceitos: A Textos e Debates publica trabalhos inéditos em forma de artigos, comunicações e resenhas:

  1. Artigos: são textos acadêmicos resultantes de pesquisas sobre um ou mais temas.
  2. Comunicações: são exposições feitas a partir de estudos críticos preliminares sobre um determinado tema de pesquisa ou extensão acadêmica, bem como, textos que avaliem o estado da arte de um determinado campo do conhecimento;
  3. Resenhas: resumos críticos de livros, publicados nos últimos 03 anos, apresentando os conteúdos, metodologias, teorias e principais conclusões do livro resenhado. Os trabalhos deverão ser encaminhados por meio digital através da plataforma SEER, disponível em: https://revista.ufrr.br/textosedebates/index. No processo de submissão, o/a autor/a deve seguir todos os passos indicados nas instruções da plataforma on-line.

2. Coautorias: Em caso de artigo com autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor. Em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o documento a ser publicado. A revista não aceita artigos com mais de três autores.

3. Resenhas: As resenhas devem ter no máximo 7 (sete) mil caracteres, com espaço, respeitando a mesma formatação dos artigos. No entanto, não devem conter elementos gráficos e resumo. É optativa a inclusão de bibliografia para além do título resenhado.

4. Artigos e Comunicações: Os artigos e comunicações não devem passar de 36 mil caracteres (incluído os espaços), fonte Times New Roman, tamanho 12pt, espaço entre linhas de 1,5 e parágrafo justificado. Os textos devem conter: Título, Resumo, Referências Bibliográficas. Aceita-se também imagens, gráficos, tabelas e notas.

5. Resumos: O resumo, com no máximo 970 caracteres (incluído espaços) e três palavras-chave, deve ser redigido em linguagem clara e apresentado em dois idiomas (original do artigo acrescido de uma segunda língua).

6. Notas e citações: Citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. A citação que ultrapassar 3 linhas deve ser recuada e inserida em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm, em fonte tamanho 10pt. A citação deverá conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas. As notas, quando indispensáveis, são de rodapé, curtas e substantivas, numeradas sequencialmente e sem formatação específica. As notas de referências são inseridas no texto, seguindo o seguinte padrão: (Autor, ano, pág.). Havendo mais de uma obra do mesmo autor num ano, este vem acompanhado de uma letra sequencial do alfabeto. Exemplo: (FERNANDES, 1998a; 1998b).

7. Imagens e Tabelas: Gráficos, figuras e tabelas devem estar posicionados adequadamente no corpo do texto. As imagens devem estar em arquivo JPEG de alta definição e podem ser coloridas.

8. Referências Bibliográficas:As referências são apresentadas no final do trabalho, listadas em ordem alfabética e sem numeração, segundo a norma NBR 6023. Exemplos: a) livro: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de publicação: Editora, ano. b) capítulo: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: Nome Sobrenome (org.). Título do livro em itálico. Edição. Local de publicação: Editora, ano. p. xx-yy. c) artigo: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, v. ano-ou-volume, n. número-ou-fascículo, p. xx-yy, ano. d) publicações eletrônicas: seguem o padrão acima, acrescido do DOI ou de endereço completo e data da leitura.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.