n. 9 (2005)

					Visualizar n. 9 (2005)
É com grande satisfação que apresentamos à comunidade universitária a edição de número 9 da Revista Textos & Debates. Desde que assumimos a editoria da Revista, um de nossos principais compromissos foi o de realizar ações objetivas para estimular a produção académica e garantir aos seus professores, pesquisadores e estudantes um espaço adequado para mostrar seu trabalho, colocando-nos, ainda, abertos para contribuições de outros profissionais do país que têm buscado contribuir com nossa revista, ampliando, dessa forma, o debate a que nos propomos. Acreditamos que a Revista representa um espaço efetivo de divulgação de novos conhecimentos, constituindo-se num mecanismo importante de debate e de estímulo à crítica, tão fundamental no mundo académico e na formação das pessoas, tendo em vista sua inserção no mundo enquanto sujeitos sociais, políticos e participativos. Agradecemos a todos aqueles que, sensíveis a este projeto, contribuíram com seus artigos. Essa edição conta com artigos que versam sobre educação e arte, educação indígena, organização de trabalhadores, nos âmbitos rural e urbano, questões migratórias em Roraima, entre outros. Desejamos a todos que tenham uma boa leitura e que se sintam estimulados a contribuir com suas produções académicas para os próximos números. As editoras
Publicado: 28/09/2012

Artigos e Comunicações

  • A Prática Pedagógica dos Professores das 1a Séries do Ensino Fundamental Frente à Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais

    Francisca Darlene Ribeiro de Melo, MARIA Helena Dias, Márcia Ribeiro de Melo, Rosângela Duarte
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1001
  • A Prática do Ensino de Língua Portuguesa na Comunidade Indígena Canauanim

    Jairzinho Rabelo
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1002
  • Apoteose do Sentimento versus Anatomia do Caráter, a Crítica ao Sentimentalismo em: O Crime do Padre Amaro e o Primo Basílio

    Cátia Monteiro Wankler
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1003
  • Caminhos e Experiências na Análise de Evidências Históricas

    Mónica Xavier de Medeiros
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1004
  • Educação Escolar Indígena Realidade e Perspectiva em Roraima

    Marcos António Braga de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1005
  • Maridos Traídos: Esposas Virtuosas

    António Emilio Morga
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1006
  • O Papel da Arte na Alfabetização

    Aldair Ribeiro dos Santos, Rubenita dos Santos Sindeaux, Miriam Caldas de Assis, Rosângela Duarte
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1007
  • O Papel dos Mediadores na Discussão Sobre o Avanço da Fronteira Agrícola da Soja na Comunidade de Corta-Corda, Santarém, Pará

    Ruth Helena Cristo Almeida
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1008
  • Quando Será Eficiente? Uma Análise dos Aparatos Administrativos Públicos no Século XX

    Leandro Roberto Neves
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1009
  • Reflexões Sobre a Importância da Arte na Formação do Professor: Uma Nova Perspectiva para a Universidade, a Experiência da Universidade Federal de Roraima

    Elena Fioretti, Rosângela Duarte
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1010
  • Reforma Agrária e os Impactos Regionais dos Assentamentos Rurais no Desenvolvimento Socioeconómico o Caso Brasileiro

    Pedro M. Staevie
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1011
  • TRABALHADORES UBERLANDENSES: ORGANIZAÇÃO E LUTAS - 1950/1960

    Fernando Sérgio Damasceno
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1012
  • Resenha

    Carla Monteiro de Souza
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1013

Revista Completa

  • Textos e Debates n°9

    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.3435