O Papel da Arte na Alfabetização

Autores

  • Aldair Ribeiro dos Santos
  • Rubenita dos Santos Sindeaux
  • Miriam Caldas de Assis
  • Rosângela Duarte

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1007

Resumo

Este artigo é o início de uma pesquisa que se originou das ideias sobre Educação e Arte, da prática e observação do ensino de Arte no cotidiano das escolas. Surgiu, também, do estudo dos problemas que caracterizam as mudanças no ensino da arte nos últimos 20 anos e que em sua maioria são mencionadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Arte. O presente projeto se propõe a refletir sobre o papel da Arte como instrumento pedagógico na Educação Infantil (El) e suas contribuições para o processo de alfabetização em escolas dessa modalidade na rede pública municipal da cidade de Boa Vista. Mediante levantamento bibliográfico e aplicação de instrumentos de pesquisa, serão identificadas as formas de como a Arte é utilizada na prática pedagógica do professor da El, as definições do seu papel e sua importância para a prática pedagógica, trazendo aos educadores referenciais teóricos que permitam a plena consciência do seu papel. Palavras Chave: arte, alfabetização, prática pedagógica.

Downloads

Publicado

26/09/2012

Como Citar

DOS SANTOS, A. R.; SINDEAUX, R. dos S.; DE ASSIS, M. C.; DUARTE, R. O Papel da Arte na Alfabetização. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 9, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i9.1007. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1007. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações