A Prática Pedagógica dos Professores das 1a Séries do Ensino Fundamental Frente à Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais

Autores

  • Francisca Darlene Ribeiro de Melo
  • MARIA Helena Dias
  • Márcia Ribeiro de Melo
  • Rosângela Duarte

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1001

Resumo

Este artigo foi elaborado com a intenção de investigar como ocorre o processo de inclusão escolar na 1a série do Ensino Fundamental das Escolas Públicas. A inclusão escolar é a inserção de alunos portadores de necessidades educativas especiais em classes regulares de forma incondicional a todas as crianças, o que implica mudanças no sistema educacional que vão desde a organização do espaço escolar até a definição de práticas pedagógicas que favoreçam a todos. Temos como foco diagnosticar e discutir a prática pedagógica dos professores dessas escolas, ao se defrontarem com a inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais, suas ações, reações e anseios. Diante dessa realidade, poderemos interagir contribuindo para uma política de educação inclusa, visando uma mudança de atitude dos professores, alunos e da escola. Palavras Chave: inclusão, sistema educacional, práticas pedagógicas.

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Publicado

26/09/2012

Como Citar

RIBEIRO DE MELO, F. D.; DIAS, M. H.; DE MELO, M. R.; DUARTE, R. A Prática Pedagógica dos Professores das 1a Séries do Ensino Fundamental Frente à Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 9, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i9.1001. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1001. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações