Os desafios de inclusão da pessoa com deficiência intelectual no ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8345

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual;, Escola regular;, Inclusão;, Professor.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a resistência das escolas regulares em matricular e oferecer condições de aprendizagem significativa para crianças com deficiência intelectual. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em alguns documentos e autores, como: Mantoan (2013), Figueiredo (2012), Brasil (1988), entre outros que abordam assuntos direcionados à inclusão de alunos com deficiência intelectual nas classes regulares. Com o estudo, consideramos que, o profissional da educação precisa conhecer o seu aluno em sua multidimensão, para que possa aplicar as estratégias adequadas às suas necessidades. Assim sendo, são necessários, o apoio do professor, do aluno, da escola, da família e da comunidade, a fim de que práticas inclusivas se instituam e sejam efetivas na garantia e manutenção dos direitos de todos.

Biografia do Autor

Laís Dias Fernandes dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

Tatiana Ferreira de Medeiros , Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Kurius e especialização em Psicomotricidade Relacional pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Professora da  Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

Priscila Braga Monteiro, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE); Especialista em Psicopedagogia Clínica e institucional (UECE); graduada em Pedagogia (UECE); Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

 

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

SANTOS, L. D. F. dos .; MEDEIROS , T. F. de .; MONTEIRO, P. B. . Os desafios de inclusão da pessoa com deficiência intelectual no ensino regular. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8345. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8345. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade

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