http://revista.ufrr.br/repi/issue/feed Revista Educação, Pesquisa e Inclusão 2023-11-22T16:54:08-04:00 Raquel Endalécio Martins raquel.martins@ufrr.br Open Journal Systems <p class="Standard">A <strong>Revista Educação, Pesquisa e Inclusão (REPI)</strong> é publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Roraima, na área de Educação, tendo como subtemas: formação de professores, política educacional, história e filosofia da educação, currículo, avaliação, modalidades de ensino, práticas pedagógicas, alfabetização e letramento.</p><p class="Standard"><strong>E-ISSN 2675-3294</strong><span> </span></p> http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7901 Sexto Ano Carioca: 2023-10-18T16:14:41-04:00 Claudete de Lima Chafin chafin602@gmail.com <p>O assunto presente nesse relato surgiu durante a escrita da dissertação no curso de mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca e retrata a experiência vivida por uma professora dentro de um projeto educacional elaborado e aplicado pela prefeitura do Rio de Janeiro, em turmas de sexto ano. A falta de maturidade na transição de um segmento para o outro, aliado ao baixo desempenho em avaliações, que ocasionaram em altos índices de reprovações, foram os fatores que mobilizaram a criação desse projeto. Fundamenta-se como aporte teórico para essa escrita: Costa (2021), Rosa e Gonçalves (2022), Brito (2016), Koslinski e Carvalho (2015) e Neiva (2020). A metodologia utilizada foi observação participativa, análise dos resultados, numa perspectiva de pesquisa exploratória.&nbsp; Nesse sentido, apresentaremos os resultados alcançados e o modelo de aulas aplicado, concentrado em um único professor, denominado generalista, que tinha como função ensinar e estimular a aprendizagem de várias disciplinas com o objetivo de recuperar o desempenho escolar.</p> 2023-11-14T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Claudete de Lima Chafin http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7918 Tecer Identidades: 2023-10-22T07:57:44-04:00 Heverton Luis Barros Reis heverton.reis.022@ufrn.edu.br <p>Neste artigo, apresentam-se as valiosas contribuições de Abdias Nascimento, considerado o maior Griot quando se trata de arte, educação e política. Um dos seus principais legados é o Teatro Experimental do Negro - TEN. Nessa perspectiva, busca-se refletir sobre a relevância dos corpos negros tanto dentro quanto fora do palco, combatendo o racismo estrutural, a exclusão social e lutando por uma educação antirracista. Ao longo deste texto, a trajetória de Abdias Nascimento se entrelaça com o surgimento e desenvolvimento do TEN, em uma pesquisa histórica e exploratória descritiva que utiliza a metodologia histórico-crítica e tem como principal fonte o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - Ipeafro. Como resultado, é possível observar como a trajetória de Abdias e o TEN contribuem para promover uma educação mais plural e inclusiva.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Heverton Luis Barros Reis http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7915 Percursos formativos de licenciandos em matemática: 2023-10-22T07:48:42-04:00 Ana Beatriz Carvalho Lima carvalho.beatriz@aluno.uece.br Francisca Karla Klissia Alvez de Souza francisca.karla.klissia01@aluno.ifce.edu.br Maria de Lourdes da Silva Neta ourdes.neta@ifce.edu.br <p>A Formação Inicial de professores é um momento muito importante para a consolidação dos saberes e práticas profissionais, bem como para constituição da Identidade Profissional Docente (IPD). O presente trabalho teve como objeto de estudo os percursos formativos dos Licenciandos em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Pública do Ceará, a partir de seus relatos quanto as suas vivências durante os Estágios Supervisionados (ES) I e II.&nbsp; A pesquisa teve como objetivo compreender a constituição da formação inicial docente, saberes, práticas e elencar que&nbsp;&nbsp; contribuições o ES proporcionou para as futuras práticas no magistério. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, com o estudo de caso de 10 Licenciandos em Matemática da IES investigada. A partir dos relatos foi possível identificar que os ES I e II contribuíram significativamente para o desempenho das atribuições e a constituição da IPD dos Licenciandos em Matemática em Formação Inicial docente.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Ana Beatriz Carvalho Lima, Francisca Karla Klissia Alvez de Souza, Maria de Lourdes da Silva Neta http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7914 Para superar o antropoceno: 2023-10-21T16:26:58-04:00 Filipe Pinheiro Rodrigues alfafil@gmail.com Hermano Moura Campos hmcamposce@gmail.com <p>Os impactos advindos de diferentes culturas alimentares sobre o clima do planeta é uma temática analisada por diversas áreas do conhecimento. Na Educação a discussão se encontra em pleno desenvolvimento. Destarte, o objetivo deste artigo é evidenciar as contribuições advindas da cultura alimentar indígena para a Educação Ambiental com vistas a superar o novo período geológico que está sendo chamado de Antropoceno. Nosso pressuposto básico é que o enfrentamento às Mudanças Climáticas só será bem-sucedido quando o conceito materialista de Natureza, proposto pelo paradigma antropocêntrico da ciência moderna, for substituído pela concepção maternal indígena da Terra. Para tanto, a cultura alimentar indígena é apresentada como alternativa viável para retomar a dimensão afetiva do relacionamento ancestral entre os seres humanos e a Natureza. A pesquisa, ainda em fase inicial, consiste em uma revisão da literatura especializada nas temáticas supracitadas e em trabalho de campo na reserva indígena Taba dos Anacé.&nbsp;</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Filipe Pinheiro Rodrigues, Hermano Moura Campos http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7912 Livros de não ficção e alfabetização em saúde: 2023-10-20T17:39:11-04:00 Blanca Florido Zarazaga blancaflorido@hotmail.com Eva Sánchez Arjona eva.sanchez@uca.es Roberto Saiz Pantoja roberto.saiz@uca.es <p>Esta investigação centra-se na análise documental da oferta editorial de livros ilustrados de não ficção para identificar, com base no seu conteúdo e características discursivas, aqueles livros que possam contribuir para o desenvolvimento da literacia em saúde na escola. Para isso, foram revisados ​​40 catálogos de editoras especializadas e identificados 57 livros relacionados a esse tema. Esses livros foram submetidos a uma análise de conteúdo utilizando uma grade de análise validada por Romero Oliva et al. (2021) para identificar suas principais características. Oito obras que atenderam a critérios de qualidade foram selecionadas para formar um corpus de leituras não ficcionais. Os resultados do estudo, baseados nas reflexões sobre essas obras, são apresentados como uma proposta de seleção crítica para inclusão em bibliotecas escolares.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Blanca Florido Zarazaga, Eva Sánchez Arjona, Roberto Saiz Pantoja http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7911 Educação Infantil e Direitos Humanos no Ceará: 2023-10-20T17:12:15-04:00 Cristiane Jurdênia de Farias cristianejfarias@gmail.com Sinara Mota Neves de Almeida sinaramota@unilab.edu.br Fred André António fredandreantonio18@gmail.com <p>O estudo apresentado surgiu do desejo de ampliar os conhecimentos sobre o campo dos direitos humanos e educação infantil no Ceará. A abordagem metodológica teve como base o levantamento e análise de produções inspiradas no Estado da Arte. Teve como objetivo identificar como os Direitos Humanos são abordados na educação infantil no estado do Ceará, bem como analisar a produção acadêmica da área, suas características e possíveis lacunas existentes. O estudo qualitativo, de caráter bibliográfico, teve como resultados o predomínio de potencialidades em que os Direitos Humanos podem e devem fazer parte da educação infantil, bem como omissões persistentes no trabalho com as crianças, além da necessidade de ampliação de pesquisas em que as crianças sejam as verdadeiras protagonistas. Contudo, a pesquisa proposta indica caminhos para uma educação em Direitos Humanos na educação infantil, revelando também sua contribuição para o fortalecimento de pesquisas na área.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Cristiane Jurdênia de Farias, Sinara Mota Neves de Almeida, Fred André António http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7910 Dificuldades de Aprendizagem: 2023-10-20T16:28:32-04:00 Agenor Sousa Silva Junior agenorjr0912@gmail.com Ianka da Silva Dantas iankadantas2015@gmail.com Fabrícia Gomes da Silva Diniz fabriciagomes@pcs.uespi.com <p>Este estudo aborda as possíveis causas de dificuldades de aprendizagem em estudantes e destaca a relevância da Psicopedagogia e Psicomotricidade como abordagens preventivas e de apoio. A partir do exposto surge o seguinte questionamento: de que forma o Psicopedagogia e a Psicomotricidade, exercidas em união, podem trabalhar as questões relacionadas à prevenção e ao auxílio no desenvolvimento do aluno com dificuldades de aprendizagem? Como objetivo geral, discute-se como a Psicomotricidade e a Psicopedagogia podem contribuir para a prática de prevenção e combate às Dificuldades de Aprendizagem. Como metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa e um caráter bibliográfico. Ademais, como resultado, destaca-se a importância da psicomotricidade e da psicopedagogia para o desenvolvimento dos estudantes, tendo em vista que a primeira influencia todo o percurso educacional e social dos alunos, e a segunda tem como um dos seus principais focos o combate ao baixo desempenho escolar.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Agenor Sousa Silva Junior, Ianka da Silva Dantas, Fabrícia Gomes da Silva Diniz http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7909 Arte e infância: 2023-10-20T15:38:03-04:00 Tatiânia Lima da Costa tatianialima@gmail.com Cintia da Silva Soares cintiassoares62@gmail.com Andréa da Silva Paiva Pessoa andrea.spaiva@hotmail.com <p>O presente artigo apresenta um diálogo entre as múltiplas linguagens e a Arte no cotidiano da Educação Infantil. Teve como objetivo proporcionar e validar o protagonismo das crianças, através das diferentes formas de expressão. As vivências relatadas no texto foram realizadas em uma Creche comunitária localizada no município de Caucaia/CE, com duas turmas: uma formada por bebês de 1 ano e a outra com crianças pequenas de 3 anos. A metodologia consistiu na abordagem qualitativa, fundamentada numa revisão narrativa e descritiva de literatura tendo como referencial os seguintes autores: Barbieri (2012), Edward; Gandini; Forman (2016), Brasil (1998), Caucaia (2022), Friedmann (2020), Costa (2022), Cunha; Carvalho (2017), Bueno (2018).&nbsp; Considerando a criança como um ser que pode se expressar de diferentes formas, a Arte veio como o meio que nos possibilitou perceber e vivenciar essas múltiplas linguagens.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Tatiânia Lima da Costa, Cintia da Silva Soares, Andréa da Silva Paiva Pessoa http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7904 A Pedanálise como um estudo inovador para construir uma nova área profissional na esfera da Psicanálise e Pedagogia 2023-10-18T17:11:30-04:00 Benjamim Machado de Oliveira Neto prof.benjamim.machado@gmail.com <p>O artigo terá a proposta de apresentar um estudo sobre a relação da psicanálise e educação como uma prática no Ensino Infantil, tendo em vista que o modelo educacional está passando por transformações devido as inovações da globalização. O objetivo do trabalho é de refletir acerca da importância do conceito de Pedanálise como um instrumento que permite trabalhar o processo de aprendizagem e a subjetividade das crianças. A metodologia englobará a revisão bibliográfica, com base em literaturas especializadas, tais como: Aranha; Martins (2009); Brenner (1987); Caropreso (2008). A pesquisa é de suma importância para oferecer uma ferramenta de investigação que possibilita analisar as dificuldades e os estágios de desenvolvimento dos alunos. Concluiu-se que, o valor do objeto é de pensar sobre a ligação existente entre a pedagogia e ação psicanalítica como um método que permite explicar determinados conflitos e de intervir em tais situações que ocorrem no ambiente escolar.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Benjamim Machado de Oliveira Neto http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7903 A inclusão digital dos/as alunas/os das escolas públicas no ensino remoto 2023-10-18T17:01:47-04:00 Gabriele Azevedo Rocha gabrieleazevedorocha@gmail.com <p>O presente estudo aborda a inclusão digital para as/os discentes no período da pandemia. Temos como objetivo geral compreender o processo de adesão ao ensino remoto para os/as discentes nas instituições públicas de ensino em nível médio e básico. Nos objetivos específicos, entender as concepções de ensino remoto e educação à distância. Identificar as condições de acesso dos/as alunos/as à modalidade de ensino remoto na Pandemia. Apontar as estratégias/métodos utilizados na elaboração/continuação do Ensino remoto. O método de análise utiliza revisão integrativa, com a escolha de cinco artigos. Como descritor se utilizou-se “ensino remoto”. Nas considerações finais aponta-se o acesso precário e não acesso em muitos casos ao ensino remoto pelas camadas vulneráveis. Concluímos a diferença entre ensino remoto e à distância. Sendo o primeiro uma adaptação do presencial ao meio virtual, enquanto o EAD é totalmente virtual e assincrônico.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Gabriele Azevedo Rocha http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7902 Trajetória de vida e educação: 2023-10-18T16:53:09-04:00 Dejane Oliveira de Menezes dejanemenezes18@gmail.com Andrea Abreu Astigarraga astigarragaandrea@yahoo.com <p>Este relato de experiência originou-se a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e tem como objetivo refletir, por meio de uma narrativa (auto)biográfica, o papel da educação na construção da identidade do sujeito, através de uma análise crítico-reflexiva da trajetória de vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, em uma abordagem (auto)biográfica. Foi utilizado o dispositivo formativo investigativo Colcha de Retalhos como aporte para a construção da narrativa (auto)biográfica. A base teórica foi apoiada em Josso (2010), Berkenbrock-Rosito (2009), Passeggi (2011), entre outros. Os resultados evidenciam que narrativas (auto)biográficas são formas legítimas de registar histórias de vida, trajetórias educacionais e processos de formação docente.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Dejane Oliveira de Menezes, Andrea Abreu Astigarraga http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7900 Metodologias ativas: 2023-10-18T16:04:18-04:00 Leiliam Farias de Castro Vieira leiliamfcv@gmail.com Carla Garcia Medeiros carlagarcia81428@gmail.com <p>A pesquisa “metodologias ativas: práticas docentes no ensino médio, no Campus de Belém no Instituto Federal do Pará”, tem como objetivo investigar a aplicação das metodologias ativas, enquanto desafios da prática docente na Educação Profissional e Tecnológica.&nbsp; A pesquisa empírica será desenvolvida com professores, construída por meio de ferramentas metodológicas como: pesquisa bibliográfica, análise documental, e aplicação do formulário no Google forms, visando compreender a realidade do ensino médio, através da abordagem dos dados coletados, de natureza qualitativa. A síntese dos dados obtidos será dentro de um quadro e, consideramos as práticas docentes do ensino na EPT, na busca de formar sujeito ético, histórico, crítico, reflexivo, humanizado e transformador do espaço onde está inserido. Faremos a interlocução com referenciais teóricos. Como resultado, espera-se refletir sobre metodologias ativas e apresentar para os docentes um guia prático de metodologias ativas em sala de aula, no ensino médio, empregando uma linguagem simples.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Leiliam Farias de Castro Vieira, Carla Garcia Medeiros http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7899 Jogos educativos como estratégia pedagógica para a promoção da saúde 2023-10-18T09:41:24-04:00 Frederico de Oliveira Maia freddymaiapersonal@hotmail.com <p>O presente trabalho é um relato de experiência de cariz qualitativo, com descrição das ações realizadas com alunos do 7° ano na Escola Municipal de Fortaleza João Estanislau Façanha, o relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. O projeto abordou temas relacionados à saúde com o intuito de promovê-la dentro do ambiente escolar. As ações de promoção da saúde devem combinar atuações em forma de incentivo, proteção e apoio. Os conteúdos abordados incluíram: conceito e definição de saúde; estilo de vida; qualidade de vida e bem-estar, com a utilização de jogos educativos como estratégia pedagógica de complementação dos conteúdos abordados. Conclui-se, portanto, que o ambiente lúdico do jogo é um espaço privilegiado para promoção para promoção de aprendizagem, aumentando o interesse dos escolares pelas atividades, motivando-os a participarem e contribuírem com as suas experiências.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Frederico de Oliveira Maia http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7898 Conversa para além dos muros sobre HIV/AIDS 2023-10-18T09:31:25-04:00 Cássio Marinho Campelo kciocampello@gmail.com <p>A adolescência é uma etapa de transição humana com os desafios da sexualidade e risco de exposição a infecções sexualmente transmissíveis (IST). O presente estudo busca relatar a experiência na abordagem da temática sobre HIV/AIDS nas turmas de 9º. Ano.&nbsp; Para isso, foi utilizado o modelo de relato de experiência, através das percepções nos momentos: 1 – exibição do documentário “carta para além dos muros”; 2 – divisão de grupos e apresentação das percepções dos alunos em relação ao documentário; 3 – momento avaliativo através de roda de conversa e construção de relatos. A prática alcançou 4 turmas de 9º. ano, no total de 118 alunos e 117 relatos. A nuvem de palavras evidenciou o termo “APRENDI MUITO” como resultado do alcance dos objetivos do documentário para os alunos. A temática sobre IST é uma urgência para os anos finais no ensino fundamental.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Cássio Marinho Campelo http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7897 Aula de inglês antirracista: 2023-10-18T09:18:23-04:00 Clauber Nascimento de Sousa klaubersn@gmail.com José Olímpio Ferreira Neto joseolimpio.ferreira@educacao.ce.gov.br <p>O presente relato de experiência tem por objetivo principal descrever uma proposta de sequência didática (SD) de Ensino de Língua Inglesa que destacou as africanidades norte-americanas e brasileiras. Ela foi aplicada em uma escola pública municipal da rede de ensino de Fortaleza. Para destacar a relevância desse trabalho, entendemos que apesar do ensino da língua inglesa ser obrigatório, conforme legislação, no Brasil, ainda continua sendo um privilégio. Entendemos que trazer essa discussão é fundamental, principalmente para um país multiétnico como o nosso país, dentro desse contexto, buscamos assim o diálogo com outras manifestações culturais como: hip-hop, capoeira, samba de roda etc. Como resultados iniciais, foi possível percebermos uma abertura de diálogo sobre o ensino de línguas estrangeiras e sua relação com as produções étnicas minoritárias nos EUA e no Brasil.</p> 2023-11-14T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Clauber Nascimento de Sousa, José Olímpio Ferreira Neto http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7887 A Pinacoteca do Ceará como espaço cultural: 2023-10-17T17:22:08-04:00 Lilian Maria da Silva Mello lilian.mello@aluno.uece.br Manuel Naiury Guedes de Sousa manuel.naiury@aluno.uece.br <p>O trabalho se insere dentro dos estudos referentes à arte, cultura e educação não formal, emergindo a partir da disciplina de Prática VI, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa busca compreender qual o público que consome o equipamento cultural conhecido como: Pinacoteca do Ceará. A metodologia utilizada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa com uso de técnica de entrevista semiestruturada, pesquisa documental,&nbsp;levantamento&nbsp;bibliográfico e entrevistas com interlocutoras. Os referenciais teóricos são: Bourdieu (1998), que discute capital cultural; Catini (2011), cuja discussão retrata a educação não formal e Talhari (2014), que denota o museu como espaço cultural e de sociabilidade.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Lilian Maria da Silva Mello, Manuel Naiury Guedes de Sousa http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7886 A importância da gestão democrática na escola pública 2023-10-14T15:46:54-04:00 Liliane Taise Tavares lilianetaise23@gmail.com <p>Este trabalho é fruto de reflexões e observações realizadas no Estágio Curricular Supervisionado experienciado no curso de licenciatura em Pedagogia no componente&nbsp; em Gestão e Coordenação Pedagógica. Tem o intuito de refletir sobre a importância da gestão democrática na escola para o fortalecimento e a participação de todos. O Estágio foi realizado em duas instituições estaduais, uma de ensino fundamental na cidade de Nísia Floresta (A) e outra de ensino médio integrado na cidade de Parnamirim (B) no Rio Grande do Norte. Assim, é uma pesquisa de caráter exploratório com a observação participante e, para construção da pesquisa, foram realizadas participações em reuniões e no planejamento pedagógico. O aporte teórico foi fundamentado nos estudos de Cury (2007), Souza (2009) e Medeiros e Medeiros (2022).</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Liliane Taise Tavares http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7885 A experiência do projeto escolar sobre aspectos culturais de Jucás-CE 2023-10-14T09:53:43-04:00 Ana Paula Moraes Santos Souza ana.moraes@urca.b Cicera Sineide Dantas Rodrigues sineide.rodrigues@urca.br <p>Aspectos culturais e tradicionais de Jucás-CE é o tema central dessa pesquisa. O estudo relata a experiência de um projeto escolar voltado para a valorização das raízes culturais e sua relevância para a constituição identitária da população jucaense. Seu objetivo principal é compreender a importância da cultura para a afirmação identitária desse povo. Tendo como objetivos específicos, refletir sobre a cultura popular e a constituição identitária das pessoas; mapear as principais manifestações culturais de Jucás; cultivar o sentimento de pertencimento ao lugar onde se vive; e proporcionar um espaço de visibilidade para as pessoas que colaboram para a sustentação dessas tradições. Cascudo (1967) e Lobato (2019) embasaram o referencial teórico. O percurso metodológico é fundamentado na abordagem qualitativa, com instrumentalização de pesquisa de campo, entrevistas, análises bibliográficas e documentais. Como resultados, percebemos que conhecer a cultura do lugar contribui de forma essencial na construção da identidade de um povo.</p> 2023-11-13T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Ana Paula Moraes Santos Souza, Cicera Sineide Dantas Rodrigues http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7209 O apoio da gestão pública ao Atendimento Educacional Especializado no estado da Bahia 2022-12-13T15:28:17-04:00 Osni Oliveira Noberto da Silva osni_edfisica@yahoo.com.br <p><strong>Objetivo. </strong>O objetivo do presente artigo foi analisar, segundo os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o apoio que os gestores municipais (prefeitura e secretaria de educação) dão à inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.<strong></strong></p><p><strong>Método. </strong>Trinta e seis professores aceitaram participar da pesquisa realizada através de uma entrevista com roteiro semiestruturado. <strong>Conclusão. </strong>Os docentes discordam em relação ao apoio dos gestores municipais ao seu trabalho voltado para o AEE. Enquanto que alguns asseguram que recebem apoio, ainda que através de cobranças, outros professores afirmaram que não recebem apoio algum.</p><p><strong>Implicações. </strong>Porém o que ficou mais claro foi que o apoio dado ao docente de AEE está ligado ao interesse do prefeito ou secretário de educação, o que pode gerar insegurança dos professores sobre a continuação de seu trabalho.</p> 2023-03-24T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Osni Oliveira Noberto da Silva http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7797 PÓS-CONSUMO E DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS ELETRÔNICAS NO IFPB, JOÃO PESSOA 2023-11-14T09:52:39-04:00 JOSÉ DO NASCIMENTO JUNIOR NASCIMENTO JUNIOR jjrbol@yahoo.com.br Gilcean Silva Alves Alves gilcean.alves@ifpb.edu.br <p class="Default" style="text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Cambria','serif'; color: windowtext;">O descarte inadequado de dispositivos eletrônicos pode causar acúmulo de lixo eletrônico, ou e-lixo, gerando diversos agravantes para a saúde humana e a biodiversidade.</span> <span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Cambria','serif'; color: windowtext;">Assim, questiona-se: o que fazer com pilhas e baterias portáteis quando não há mais energia? Nesse sentido a relevância do estudo se dá na possibilidade de sensibilizar, conscientizar e educar ambientalmente as pessoas sobre a importância do descarte adequado desses materiais cujo objetivo geral é avaliar a compreensão de parte dos corpos docente e discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, <em>campus</em> João Pessoa, sobre o descarte de pilhas e baterias eletrônicas. O estudo envolve uma abordagem quali-quantitativa com a aplicação de questionários com perguntas objetivas, a fim de reconhecer a importância do descarte consciente. Os resultados revelam a promoção da referida conscientização e mudança de comportamento, mais precisamente quanto à redução de e-lixo nos locais inadequados.</span></p> <p>&nbsp;</p> 2023-11-22T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 NASCIMENTO JUNIOR, GILCEAN SILVA ALVES http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7574 Contribuições do PIBID UNILAB para a formação inicial de docentes de Biologia 2023-04-03T16:49:39-04:00 Elcimar Simão Martins elcimar@unilab.edu.br Marina de Oliveira Morais mari.cobain16@gmail.com <p><strong>Objetivo. </strong>O trabalho buscou analisar as contribuições do PIBID UNILAB para a formação inicial docente a partir dos registros de portfólios de bolsistas de Biologia da edição 2020-2022.</p> <p><strong>Método. </strong>De abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e documental, analisaram-se portfólios produzidos pelos bolsistas do PIBID Biologia.</p> <p><strong>Resultados</strong>. Os resultados revelam que a construção de portfólios é, em grande parte, aliada a processos auto avaliativos, momentos de reflexão, uma vez que os licenciandos passam a analisar as próprias ações, as atividades realizadas e suas maneiras de aprender.</p> <p><strong>Conclusão. </strong>Conclui-se que o portfólio no Subprojeto PIBID UNILAB Biologia atendeu ao que se propôs, ou seja, possibilitou a reflexão dos participantes ao analisarem as atividades executadas no âmbito escolar, conferindo uma perspectiva avaliativa da iniciação à docência e da formação inicial, permitindo novas possibilidades e estratégias de ensino e aprendizagem, contribuindo para que bolsistas sejam pesquisadores de suas práticas educativas.</p> <p><strong>Implicações. </strong>O estudo aponta que o portfólio pode ser uma estratégia formativa e avaliativa para os cursos de licenciatura.</p> 2023-11-22T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Elcimar Simão Martins, Marina de Oliveira Morais http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7565 O QUE NOS REVELAM AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? 2023-11-22T16:54:08-04:00 Elizangela da Silva Barboza Ramos elizangela.ramos@ufrr.br Luciano Gabriel Endalécio Martins luciano_gospel@yahoo.com.br Ariele Rocha da Silva rochaariele4@gmail.com <p>Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino de Astronomia e tem como objetivo analisar a abrangência do ensino de Astronomia na infância a partir das pesquisas publicadas nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para tanto, foi utilizado como metodologia de pesquisa o Estado da Arte para mapear os trabalhos publicados nos últimos dez anos. Foram analisados 17 trabalhos que oportunizaram a produção dos dados que, pelos quais, foi possível verificar as principais tendências de temáticas dentro do ensino da Astronomia, assim como algumas temáticas que precisam de uma maior visibilidade e atenção, sobretudo nos primeiros anos da infância.</p> 2023-11-23T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2023 Elizangela da Silva Barboza Ramos, Luciano Gabriel Endalécio Martins