O processo de alfabetização na contemporaneidade: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7365

Palavras-chave:

Alfabetização; Ser social; Consciente; Pedagogia Histórico-crítica.

Resumo

O presente artigo parte de reflexões envolvendo a alfabetização e a aquisição da leitura e da escrita, como indissociáveis da formação do Ser social, ativo e crítico na sociedade do conhecimento. O estudo caracteriza-se como um relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental da Rede privada de ensino do município de Fortaleza, Ceará-Brasil, no ano de 2015. No decurso de alfabetização descrito abordou-se a teoria Pedagogia da Libertação. Analisou-se, no entanto, contribuições e contrapontos entre a Pedagogia da Libertação e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Inferiu-se, portanto, que a alfabetização enquanto formadora do sujeito consciente, capaz de intervir e superar as relações de dominação às quais encontra-se submetido, tem se configurado, de forma geral, como uma realidade aparente, não em essência. Contudo, compreende-se a superação dessa realidade por meio de uma educação intencional.

Biografia do Autor

Priscila Braga Monteiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE). Graduada em Pedagogia (UECE). Professora da Educação Básica - Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Patric Anderson Gomes da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduado em Licenciatura para Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista no Programa Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (PDS-CAPES).

Referências

COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Sobre o fetichismo do método no marxismo. GPOSSHE - IMO / UECE. Disponível em: < https://www.gposshe.com/2022/09/sobre-o-fetichismo-do-metodo-no-marxismo.html?m=1 >. Acesso em: 12 set. de 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 170–176, 2021. DOI: 10.9771/gmed.v13i3.47177.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipola Net, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

22/11/2022

Como Citar

MONTEIRO, P. B. .; SILVA, P. A. G. da . O processo de alfabetização na contemporaneidade: relato de experiência. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7365. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7365. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência