O processo de alfabetização na contemporaneidade: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7365Palavras-chave:
Alfabetização; Ser social; Consciente; Pedagogia Histórico-crítica.Resumo
O presente artigo parte de reflexões envolvendo a alfabetização e a aquisição da leitura e da escrita, como indissociáveis da formação do Ser social, ativo e crítico na sociedade do conhecimento. O estudo caracteriza-se como um relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental da Rede privada de ensino do município de Fortaleza, Ceará-Brasil, no ano de 2015. No decurso de alfabetização descrito abordou-se a teoria Pedagogia da Libertação. Analisou-se, no entanto, contribuições e contrapontos entre a Pedagogia da Libertação e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Inferiu-se, portanto, que a alfabetização enquanto formadora do sujeito consciente, capaz de intervir e superar as relações de dominação às quais encontra-se submetido, tem se configurado, de forma geral, como uma realidade aparente, não em essência. Contudo, compreende-se a superação dessa realidade por meio de uma educação intencional.
Referências
COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Sobre o fetichismo do método no marxismo. GPOSSHE - IMO / UECE. Disponível em: < https://www.gposshe.com/2022/09/sobre-o-fetichismo-do-metodo-no-marxismo.html?m=1 >. Acesso em: 12 set. de 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 170–176, 2021. DOI: 10.9771/gmed.v13i3.47177.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipola Net, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Priscila Braga Monteiro, Patric Anderson Gomes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.