O processo de alfabetização na contemporaneidade: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7365Palabras clave:
Alfabetização; Ser social; Consciente; Pedagogia Histórico-crítica.Resumen
O presente artigo parte de reflexões envolvendo a alfabetização e a aquisição da leitura e da escrita, como indissociáveis da formação do Ser social, ativo e crítico na sociedade do conhecimento. O estudo caracteriza-se como um relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental da Rede privada de ensino do município de Fortaleza, Ceará-Brasil, no ano de 2015. No decurso de alfabetização descrito abordou-se a teoria Pedagogia da Libertação. Analisou-se, no entanto, contribuições e contrapontos entre a Pedagogia da Libertação e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Inferiu-se, portanto, que a alfabetização enquanto formadora do sujeito consciente, capaz de intervir e superar as relações de dominação às quais encontra-se submetido, tem se configurado, de forma geral, como uma realidade aparente, não em essência. Contudo, compreende-se a superação dessa realidade por meio de uma educação intencional.
Citas
COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Sobre o fetichismo do método no marxismo. GPOSSHE - IMO / UECE. Disponível em: < https://www.gposshe.com/2022/09/sobre-o-fetichismo-do-metodo-no-marxismo.html?m=1 >. Acesso em: 12 set. de 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 170–176, 2021. DOI: 10.9771/gmed.v13i3.47177.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipola Net, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Priscila Braga Monteiro, Patric Anderson Gomes da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.