As contribuições do ensino da Libras para crianças ouvintes
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7352Palavras-chave:
Formação docente, Inclusão escolar, Ensino da Libras.Resumo
O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que objetivou investigar as contribuições do ensino da Libras para crianças ouvintes e sua importância no processo de inclusão do surdo no âmbito socioeducacional. A inclusão educacional dos surdos deve ser tratada como uma oportunidade de oferecer, também, estratégias voltadas ao ensino da Libras para os alunos ouvintes, possibilitando-os as mais diversas experiências visuais e troca de saberes. Tratar da surdez e promover o acesso à Libras desde a mais tenra idade, significa traçar caminhos sem preconceito e sem entraves linguísticos, colaborando para a formação de sujeitos aptos a interagirem socialmente com pessoas surdas e, consequentemente, para a constituição de uma sociedade inclusiva, que aceite e saiba dialogar com as diferenças humanas. Embora o ensino da Libras não seja ainda componente curricular obrigatório nas instituições de Educação Infantil, o professor pode vincular o ensino dessa língua aos conteúdos programáticos dessa etapa da educação básica e, assim, propor atividades interdisciplinares. Para a efetivação desse processo, serão necessárias novas posturas por meio das quais mudanças e ações precisam ser realizadas, dentre elas, a formação dos professores, a flexibilização quanto aos conteúdos e a adequação dos mesmos.
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