Estágio supervisionado I
um olhar panorâmico do primeiro estágio na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8366Palabras clave:
Estágio;, Experiência;, Educação infantil;, Práticas.Resumen
A pesquisa busca demonstrar a vivência do Estágio Supervisionado I. A construção do trabalho tem abordagem qualitativa, de natureza exploratória e cunho bibliográfico, além da experiência vivida durante o período. Toma-se como base de estudo a problemática: Como foi o período de experiência durante o estágio supervisionado I, e como essas práticas serviram para o desempenho e evolução dos estagiários e discentes do curso de pedagogia. Para isso, o estudo tem como objetivo principal compreender como o estágio supervisionado I na educação infantil funciona. O referencial teórico será a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além dos autores (PIMENTA; LIMA, 2004), (OSTETTO; MAIA, 2019). A metodologia será a experiência vivida em sala durante o processo. Já os resultados e discussões irá discorrer através de compreender a importância de criar uma base teórica antes da realização do Estágio Supervisionado. As conclusões visam demonstrar a necessidade da teoria e da prática do estágio supervisionado.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FERREIRA, Denize Cristina Kaminski; GREGORIO, Claudia Alessandra; SCHMIDT, Kátia Cristina Sommer. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Olhar de Professor, vol. 22, 2019. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/684/68462591009/html/. Acesso em: 10 de agosto de 2024.
LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; DOMINICO, Eliane; SILVA, Kamile de Oliveira; SAITO, Heloisa Toshie Irie. Estágio supervisionado na Educação Infantil: desafios e contribuições para a formação inicial de professores. Conjectura: filos. e Educ. vol.25 Caxias do Sul 2020. Disponivel em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122020000100111. Acesso em: 12 de agosto de 2024.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. NAS VEREDAS DO ESTÁGIO DOCENTE: (RE)APRENDER A OLHAR. Olhar de Professor 2019, 22. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/684/68462591001/68462591001.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2024.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).
TODO LIVRO, Educação infantil: o que é, etapas e importância. 2022. Disponível em: https://blog.todolivro.com.br/educacao-infantil/. Acesso em: 10 de agosto de 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Karen Yasmim Alves Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.