Laboratório Vivencial como uma metodologia para estimular a inteligência multissensorial na Psicologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8362

Palabras clave:

Laboratório Vivencial;, Metodologia;, Inteligência Multissensorial;, Psicologia.

Resumen

O referido trabalho se propôs a apresentar o potencial do Laboratório Vivencial - LV como uma metodologia ativa no curso de Psicologia, que oportuniza integrar os fundamentos teóricos da inteligência multissensorial com a experiência imersiva. O objetivo deste LV foi de refletir sobre a importância da atividade em interseção entre os processos psicológicos básicos da inteligência, emoção e criatividade, em uma sequência que visa integrar diferentes modalidades sensoriais. A metodologia tratou-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa de prática vivencial de condução grupal. As literaturas utilizadas para construir a pesquisa foram: Braghirolli (1995); Feldman (2015); Gardner (1995). A importância de trabalhar com a inteligência multissensorial surgiu a partir da necessidade de ampliar saberes e práticas, valorizando a inovação e a interdisciplinaridade, para entender como os sentidos influenciam o campo da educação, saúde e arte.

Biografía del autor/a

Benjamim Machado de Oliveira Neto, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Programa de Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Kurios; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Kurios.

 

 

Gilmar Ferreira dos Santos, Faculdade Dom Adélio Tomasin

Graduado em Psicologia pela Unicatólica; Pós-Graduação em Saúde Mental pela Uniaméricas; Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia.

     

Citas

BRAGHIROLLI, E. M. B., G. P. Rizzon, L. A. Nicoletto, U. Psicologia Geral. Editora Vozes – Petrópolis: Rio de Janeiro, 1995.

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Publicado

20/12/2024

Cómo citar

OLIVEIRA NETO, B. M. de .; SANTOS, G. F. dos . Laboratório Vivencial como uma metodologia para estimular a inteligência multissensorial na Psicologia. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8362. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8362. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade