A Pedanálise como um estudo inovador para construir uma nova área profissional na esfera da Psicanálise e Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7904

Resumo

O artigo terá a proposta de apresentar um estudo sobre a relação da psicanálise e educação como uma prática no Ensino Infantil, tendo em vista que o modelo educacional está passando por transformações devido as inovações da globalização. O objetivo do trabalho é de refletir acerca da importância do conceito de Pedanálise como um instrumento que permite trabalhar o processo de aprendizagem e a subjetividade das crianças. A metodologia englobará a revisão bibliográfica, com base em literaturas especializadas, tais como: Aranha; Martins (2009); Brenner (1987); Caropreso (2008). A pesquisa é de suma importância para oferecer uma ferramenta de investigação que possibilita analisar as dificuldades e os estágios de desenvolvimento dos alunos. Concluiu-se que, o valor do objeto é de pensar sobre a ligação existente entre a pedagogia e ação psicanalítica como um método que permite explicar determinados conflitos e de intervir em tais situações que ocorrem no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Benjamim Machado de Oliveira Neto, Faculdade Dom Adélio Tomasin

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Programa de Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Kurios; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Kurios.

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

OLIVEIRA NETO, B. M. de . A Pedanálise como um estudo inovador para construir uma nova área profissional na esfera da Psicanálise e Pedagogia. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7904. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7904. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade