Ê boi:

cultura popular na educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8356

Palabras clave:

Educação Infantil;, Cultura Popular;, Formação.

Resumen

Este relato reflete sobre as potencialidades da cultura popular na educação infantil e apresenta uma experiência que ajuda a compreender os modos como essa forma de expressão pode se transformar em ferramenta pedagógica. Durante nossas rodas de conversa, descobrimos que uma das cantigas preferidas da turma era a do “Boi da cara preta”. Concentramos nossa atenção na figura do boi, que é, de fato, o personagem que exerce fascínio e desperta curiosidade. Como fundamentação teórica, utilizamos os escritos de Walter Benjamin (2009), Bernard Charlot (2013), Paulo Freire (1996), Jorge Larrosa (2019), BNCC (2018) e a Proposta Pedagógica do CEI Almerinda de Albuquerque (2024). Concluímos que o exercício contínuo de aprender a escutar nos revelou o quanto é necessário à prática docente falar com as crianças e não para as crianças. Constatamos que é dever da escola oportunizar às crianças o acesso a bens culturais, independentemente de seus contextos sociais.

Biografía del autor/a

Andria Magalhães Cordeiro , Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza.

Citas

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed.34, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42ª reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1ª. ed; 4. Reimp – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

PROPOSTA PEDAGÓGICA. Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque, Fortaleza, Ceará, 2024.

Publicado

20/12/2024

Cómo citar

CORDEIRO , A. M. . Ê boi: : cultura popular na educação infantil. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8356. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8356. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade

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