Arte e infância:

um diálogo sobre as múltiplas linguagens na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7909

Palavras-chave:

Educação Infantil, Múltiplas Linguagens, Arte

Resumo

O presente artigo apresenta um diálogo entre as múltiplas linguagens e a Arte no cotidiano da Educação Infantil. Teve como objetivo proporcionar e validar o protagonismo das crianças, através das diferentes formas de expressão. As vivências relatadas no texto foram realizadas em uma Creche comunitária localizada no município de Caucaia/CE, com duas turmas: uma formada por bebês de 1 ano e a outra com crianças pequenas de 3 anos. A metodologia consistiu na abordagem qualitativa, fundamentada numa revisão narrativa e descritiva de literatura tendo como referencial os seguintes autores: Barbieri (2012), Edward; Gandini; Forman (2016), Brasil (1998), Caucaia (2022), Friedmann (2020), Costa (2022), Cunha; Carvalho (2017), Bueno (2018).  Considerando a criança como um ser que pode se expressar de diferentes formas, a Arte veio como o meio que nos possibilitou perceber e vivenciar essas múltiplas linguagens.

Biografia do Autor

Tatiânia Lima da Costa, Prefeitura Municipal de Caucaia

Mestranda em Ciências da Educação, Especialista em Arte-Educação e Cultura popular, Pedagoga, Professora Efetiva da Rede Municipal de Caucaia-CE lotada na Educação Infantil, participante do Grupo de Estudos Crisálida: Arte e Educação em (trans) formação, vinculado a FACED/UFC.

Cintia da Silva Soares, Prefeitura Municipal de Caucaia

Graduada em Pedagogia e Geografia Licenciatura Plena, Especialista em Arte-Educação e cultura popular, Especializanda em Educação Infantil e em Neuropsicopedagogia Clinica e Institucional, Mestranda em Ciências da Educação, Professora Efetiva da Rede Municipal de Caucaia-CE lotada na Educação Infantil.

Andréa da Silva Paiva Pessoa, Prefeitura Municipal de Caucaia

Mestranda em Ciências da Educação e Políticas Educativas, pós-graduação em psicopedagogia, especialista em Educação Infantil e graduada em Pedagogia. Professora da Educação Básica do município de Caucaia-CE. 

Referências

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

COSTA, T. L. da .; SOARES, C. da S. .; PESSOA, A. da S. P. . Arte e infância: : um diálogo sobre as múltiplas linguagens na educação infantil. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7909. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7909. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade