As contribuições do ensino da Libras para crianças ouvintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7352

Palavras-chave:

Formação docente, Inclusão escolar, Ensino da Libras.

Resumo

O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que objetivou investigar as contribuições do ensino da Libras para crianças ouvintes e sua importância no processo de inclusão do surdo no âmbito socioeducacional. A inclusão educacional dos surdos deve ser tratada como uma oportunidade de oferecer, também, estratégias voltadas ao ensino da Libras para os alunos ouvintes, possibilitando-os as mais diversas experiências visuais e troca de saberes. Tratar da surdez e promover o acesso à Libras desde a mais tenra idade, significa traçar caminhos sem preconceito e sem entraves linguísticos, colaborando para a formação de sujeitos aptos a interagirem socialmente com pessoas surdas e, consequentemente, para a constituição de uma sociedade inclusiva, que aceite e saiba dialogar com as diferenças humanas. Embora o ensino da Libras não seja ainda componente curricular obrigatório nas instituições de Educação Infantil, o professor pode vincular o ensino dessa língua aos conteúdos programáticos dessa etapa da educação básica e, assim, propor atividades interdisciplinares. Para a efetivação desse processo, serão necessárias novas posturas por meio das quais mudanças e ações precisam ser realizadas, dentre elas, a formação dos professores, a flexibilização quanto aos conteúdos e a adequação dos mesmos.

Biografia do Autor

Andréia Amorim de Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Possui experiência com oficinas e minicursos voltados ao ensino da Libras e à formação de professores. Cursa Licenciatura em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). 

Maria Josilâne da Costa Martins, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), Licenciatura em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci(UNIASSELVI). Pós graduação em Libras. Especialização em Tradução e Interpretação, Libras e Práticas em Educação Bilíngue.

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Publicado

28/11/2022

Como Citar

LIMA, A. A. de .; MARTINS, M. J. da C. . As contribuições do ensino da Libras para crianças ouvintes. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7352. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7352. Acesso em: 14 maio. 2024.

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