O Ensino De História nas Escolas Indígenas Amazônicas:

a Perspectiva de Uma Intelectual Mulher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.8241

Palavras-chave:

Ensino de História, Escolas Indígenas, Amazônia, Intelectual mulher

Resumo

A entrevista que se segue é fruto de um Projeto coletivo nascido no âmbito da disciplina “História do Ensino de História” do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e ligado ao Laboratório de Ensino de História e Humanidades Digitais (LABEHD/UFRR). Intitulado “A escuta de intelectuais mulheres e suas contribuições para o campo do Ensino de História”, o mesmo teve por objetivo valorizar a atuação feminina dentro e fora do Estado de Roraima na perspectiva da rede de afetos que vem sendo construída e fortalecida, conectando o extremo norte com todo o território brasileiro na sua amplitude e diversidade. Na entrevista concedida por  Circe Bittencourt, referência a todos que se debruçam a pensar o campo do Ensino de História, a pauta principal gira em torno do ensino nas escolas indígenas no contexto amazônico.

Biografia do Autor

Marcella Albaine Farias da Costa , Universidade Federal de Roraima

Professora da área de Ensino de História da Universidade Federal de Roraima.

Naiara Moreira da Silva, Universidade Federal de Roraima

Professora da Educação Básica e Mestranda do ProfHistória da Universidade Federal de Roraima.

Sérgio Barbosa dos Santos, Universidade Federal de Roraima

Professor da Educação Básica e Mestrando do ProfHistória da Universidade Federal de Roraima.

Referências

Entrevista com a Professora Circe Bittencourt.

Downloads

Publicado

17/07/2024

Como Citar

ALBAINE FARIAS DA COSTA , M. .; MOREIRA DA SILVA, N.; BARBOSA DOS SANTOS, S. . O Ensino De História nas Escolas Indígenas Amazônicas: : a Perspectiva de Uma Intelectual Mulher. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e8241, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.8241. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8241. Acesso em: 27 jul. 2024.