O SENAI como modelo para o ensino industrial:

notas sobre cooperação técnica e circulação de conhecimento entre Brasil e EUA (1948-1949)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i02.8130

Palavras-chave:

Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), Educação Industrial, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Relações Brasil-Estados Unidos.

Resumo

Este artigo discute a relação entre o ensino industrial brasileiro e os programas de assistência técnica firmados entre Brasil e Estados Unidos no pós-Segunda Guerra. Para tanto, recorro às observações do pesquisador estadunidense Robert King Hall sobre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI). Hall era professor da Universidade de Columbia e atuou como consultor em vários países, a exemplo do Brasil e do Irã. Neste último, ele chegou a sugerir a adoção de escolas industriais seguindo o modelo do SENAI. A partir dos apontamentos de Hall, procuro demonstrar o papel preponderante assumido pelos programas de assistência técnica nos intercâmbios científicos e educacionais entre os dois país durante a Guerra Fria, destacando a importância destas trocas na promoção da circulação transnacional de modelos educacionais.

Biografia do Autor

Adriana Mendonça Cunha, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutora em História (Fiocruz).  Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS).

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Publicado

10/12/2023

Como Citar

MENDONÇA CUNHA, A. . O SENAI como modelo para o ensino industrial: : notas sobre cooperação técnica e circulação de conhecimento entre Brasil e EUA (1948-1949). Textos e Debates, [S. l.], v. 29, n. 02, p. e8130, 2023. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v29i02.8130. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8130. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações