O SENAI como modelo para o ensino industrial:
notas sobre cooperação técnica e circulação de conhecimento entre Brasil e EUA (1948-1949)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i02.8130Palabras clave:
Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), Educação Industrial, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Relações Brasil-Estados Unidos.Resumen
Este artigo discute a relação entre o ensino industrial brasileiro e os programas de assistência técnica firmados entre Brasil e Estados Unidos no pós-Segunda Guerra. Para tanto, recorro às observações do pesquisador estadunidense Robert King Hall sobre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI). Hall era professor da Universidade de Columbia e atuou como consultor em vários países, a exemplo do Brasil e do Irã. Neste último, ele chegou a sugerir a adoção de escolas industriais seguindo o modelo do SENAI. A partir dos apontamentos de Hall, procuro demonstrar o papel preponderante assumido pelos programas de assistência técnica nos intercâmbios científicos e educacionais entre os dois país durante a Guerra Fria, destacando a importância destas trocas na promoção da circulação transnacional de modelos educacionais.
Citas
ABREU, Marcelo de Paiva. A economia brasileira (1930-1980). In: In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina (Vol. X) - A América Latina após 1930: Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. São Paulo: UNESP, 2018, p.581-698.
BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Brasil-Estados Unidos: a rivalidade emergente (1950-1988). 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. O presidente desiludido: pêndulo de política econômica no governo Dutra (1946-1951). Anais do V Congresso Brasileiro de História Econômica, ABPHE, Caxambu – MG, 2003, p.01-25.
BETHELL, Leslie. Política no Brasil sob a República Liberal (1946-1964). In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina (Vol. X) - A América Latina após 1930: Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. São Paulo: UNESP, 2018, p.385-464.
BRASIL. Decreto-Lei nº 4.048, de 22 de janeiro de 1942. Cria o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 19342. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del4048.htm. Acesso em 18 de setembro de 2023.
BRASIL. Decreto-Lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Promulga a Lei Orgânica de Ensino Industrial. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1942. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942-414503-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 18 de setembro de 2023.
BRASIL. Decreto-Lei nº 9.724, de 03 de setembro de 1946. Aprova o acordo celebrado entre o Ministério da Educação e Saúde e a Inter-American Educational Foundation Inc., sobre educação industrial vocacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1946. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-9724-3-setembro-1946-458393-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 18 de setembro de 2023.
CALICCHIO, Vera. Missão Abbink. In: ABREU, Alzira Alves de (Coord.) Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro – Pós-1930. Rio de Janeiro: CPDOC, 2010. Disponível em: https://encurtador.com.br/kDL37. Acesso em 28 de dezembro de 2023.
CREMIN, Lawrence A.; SHANNON, David A.; TOWNSEND, Mary Evelyn. History of Teachers College Columbia University. New York: Columbia University Press, 1954.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n.14, maio/jun./jul. 2000, p.89-193.
CUNHA, Luiz Antônio. O SENAI e a sistematização da aprendizagem industrial. Síntese: Revista de Filosofia, v.8, n.22, 1981, p.83-111.
DAMASCENO, Natália Abreu. O Programa Ponto IV e a articulação de projetos estadunidenses de desenvolvimento para a América Latina (1949-1954). Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2022.
FONSECA, Celso Suckow da. História do Ensino Industrial no Brasil. 1961.
GRIFFING, John B. Cooperação Brasileiro-Americana de Ensino Industrial. Boletim da CBAI, nº 01, janeiro de 1947, p.01.
HALL, Robert King. Seven-Year Plan in Iran. The Year Book of Education, 1954, p.278-291.
HALL, Robert King. Industrial Education in Brazil. Bulletin of Pan American Union, September 1948c, p.497.
HALL, Robert King. The CBAI: Brazilian-United States cooperation in industrial Education. Bulletin of the Pan American Union, October 1948d, p.576-577.
HILTON, Stanley E. The United States, Brazil, and Cold War (1945-1960): End of the Special Relationship. The Journal of American History, Vol. 68, Nº 3, Dec./1981, p.599-624.
HIST, Monica. Brasil-Estados Unidos: desencontros e afinidades. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
MÜLLER, M. T. O SENAI e a educação profissionalizante no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 189–211, 2012.
ROCHA, Ana Cristina Matos. Entre o Brasil e os Estados Unidos: intelectuais, ideias e projetos de educação (1927-1935). Rio de Janeiro: PUC-RJ, Fiocruz, 2020.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petrópolis: Vozes, 1986.
SABIONI, Gustavo Soares; BORGES, José Marcondes (Org.). John Benjamin Griffing. Personagens e Pioneiros da UFV. Universidade Federal de Viçosa, 2016. Disponível em: http://www.personagens.ufv.br/?area=john. Acesso em 18 de setembro de 2023.
SECORD, James A. Knowledge in Transit. Isis, Vol.95, No. 4, December 2004, pp.654-672.
SILVA, Luciano Pereira da. Formação profissional no Brasil: o papel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). História (Online), 2010, v.29, n.01, p.402.
VALE, Eustácio de Medeiros; PIRES, Miriam; BERTERO, Carlos Osmar; SILVEIRA, Rafael Alcadipani da. Caminhos diferentes da americanização na educação em administração no Brasil: a EAESP/FGV e a FEA/USP. Administração: Ensino e Pesquisa, vol.14, n.04, out./dez. 2013, p. 837-872.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Textos e Debates
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.