O SENAI como modelo para o ensino industrial:

notas sobre cooperação técnica e circulação de conhecimento entre Brasil e EUA (1948-1949)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i02.8130

Palabras clave:

Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), Educação Industrial, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Relações Brasil-Estados Unidos.

Resumen

Este artigo discute a relação entre o ensino industrial brasileiro e os programas de assistência técnica firmados entre Brasil e Estados Unidos no pós-Segunda Guerra. Para tanto, recorro às observações do pesquisador estadunidense Robert King Hall sobre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI). Hall era professor da Universidade de Columbia e atuou como consultor em vários países, a exemplo do Brasil e do Irã. Neste último, ele chegou a sugerir a adoção de escolas industriais seguindo o modelo do SENAI. A partir dos apontamentos de Hall, procuro demonstrar o papel preponderante assumido pelos programas de assistência técnica nos intercâmbios científicos e educacionais entre os dois país durante a Guerra Fria, destacando a importância destas trocas na promoção da circulação transnacional de modelos educacionais.

Biografía del autor/a

Adriana Mendonça Cunha, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutora em História (Fiocruz).  Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS).

Citas

ABREU, Marcelo de Paiva. A economia brasileira (1930-1980). In: In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina (Vol. X) - A América Latina após 1930: Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. São Paulo: UNESP, 2018, p.581-698.

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Brasil-Estados Unidos: a rivalidade emergente (1950-1988). 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. O presidente desiludido: pêndulo de política econômica no governo Dutra (1946-1951). Anais do V Congresso Brasileiro de História Econômica, ABPHE, Caxambu – MG, 2003, p.01-25.

BETHELL, Leslie. Política no Brasil sob a República Liberal (1946-1964). In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina (Vol. X) - A América Latina após 1930: Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. São Paulo: UNESP, 2018, p.385-464.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.048, de 22 de janeiro de 1942. Cria o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 19342. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del4048.htm. Acesso em 18 de setembro de 2023.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Promulga a Lei Orgânica de Ensino Industrial. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1942. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942-414503-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 18 de setembro de 2023.

BRASIL. Decreto-Lei nº 9.724, de 03 de setembro de 1946. Aprova o acordo celebrado entre o Ministério da Educação e Saúde e a Inter-American Educational Foundation Inc., sobre educação industrial vocacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1946. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-9724-3-setembro-1946-458393-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 18 de setembro de 2023.

CALICCHIO, Vera. Missão Abbink. In: ABREU, Alzira Alves de (Coord.) Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro – Pós-1930. Rio de Janeiro: CPDOC, 2010. Disponível em: https://encurtador.com.br/kDL37. Acesso em 28 de dezembro de 2023.

CREMIN, Lawrence A.; SHANNON, David A.; TOWNSEND, Mary Evelyn. History of Teachers College Columbia University. New York: Columbia University Press, 1954.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n.14, maio/jun./jul. 2000, p.89-193.

CUNHA, Luiz Antônio. O SENAI e a sistematização da aprendizagem industrial. Síntese: Revista de Filosofia, v.8, n.22, 1981, p.83-111.

DAMASCENO, Natália Abreu. O Programa Ponto IV e a articulação de projetos estadunidenses de desenvolvimento para a América Latina (1949-1954). Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2022.

FONSECA, Celso Suckow da. História do Ensino Industrial no Brasil. 1961.

GRIFFING, John B. Cooperação Brasileiro-Americana de Ensino Industrial. Boletim da CBAI, nº 01, janeiro de 1947, p.01.

HALL, Robert King. Seven-Year Plan in Iran. The Year Book of Education, 1954, p.278-291.

HALL, Robert King. Industrial Education in Brazil. Bulletin of Pan American Union, September 1948c, p.497.

HALL, Robert King. The CBAI: Brazilian-United States cooperation in industrial Education. Bulletin of the Pan American Union, October 1948d, p.576-577.

HILTON, Stanley E. The United States, Brazil, and Cold War (1945-1960): End of the Special Relationship. The Journal of American History, Vol. 68, Nº 3, Dec./1981, p.599-624.

HIST, Monica. Brasil-Estados Unidos: desencontros e afinidades. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

MÜLLER, M. T. O SENAI e a educação profissionalizante no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 189–211, 2012.

ROCHA, Ana Cristina Matos. Entre o Brasil e os Estados Unidos: intelectuais, ideias e projetos de educação (1927-1935). Rio de Janeiro: PUC-RJ, Fiocruz, 2020.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petrópolis: Vozes, 1986.

SABIONI, Gustavo Soares; BORGES, José Marcondes (Org.). John Benjamin Griffing. Personagens e Pioneiros da UFV. Universidade Federal de Viçosa, 2016. Disponível em: http://www.personagens.ufv.br/?area=john. Acesso em 18 de setembro de 2023.

SECORD, James A. Knowledge in Transit. Isis, Vol.95, No. 4, December 2004, pp.654-672.

SILVA, Luciano Pereira da. Formação profissional no Brasil: o papel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). História (Online), 2010, v.29, n.01, p.402.

VALE, Eustácio de Medeiros; PIRES, Miriam; BERTERO, Carlos Osmar; SILVEIRA, Rafael Alcadipani da. Caminhos diferentes da americanização na educação em administração no Brasil: a EAESP/FGV e a FEA/USP. Administração: Ensino e Pesquisa, vol.14, n.04, out./dez. 2013, p. 837-872.

Publicado

10/12/2023

Cómo citar

MENDONÇA CUNHA, A. . O SENAI como modelo para o ensino industrial: : notas sobre cooperação técnica e circulação de conhecimento entre Brasil e EUA (1948-1949). Textos e Debates, [S. l.], v. 29, n. 02, p. e8130, 2023. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v29i02.8130. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8130. Acesso em: 3 jul. 2024.