Travessias de conhecimento

notas sobre um ritual de integração transnacional na fronteira Brasil-Guiana.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i02.7947

Palavras-chave:

intercâmbio escolar, fronteira, Brasil-Guiana

Resumo

Nosso objetivo é apresentar os desafios educacionais e políticos inerentes à realização do “Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira", projeto executado anualmente por professores de escolas públicas de Bonfim (BR) e Lethem (GY), mobilizando instituições de ensino fundamental e médio dos dois países. Trata-se de atividade escolar que articula não somente estudantes e profissionais de educação das duas cidades, mas sim múltiplos níveis de integração transfronteiriça. O intercâmbio é tratado como um ritual de integração transnacional. Rituais mobilizam constelações de símbolos que dão sentido à vida coletiva. Aos professores, de ambos os lados da ponte que une/separa os países, cabe o papel de artífices de relações internacionais extra oficiais, afirmando as continuidades do cotidiano transfronteiriço face às descontinuidades colocadas pelas burocracias nacionais.

Biografia do Autor

Sandro Martins de Almeida Santos, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Antropologia Social. Professor do Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima. Vice-Lider do Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia-GEMA.

 

Paulo Ricardo Pinheiro de Andrade, Escola Estadual Aldébaro José Alcântara

Biólogo e divulgador científico. Professor da Escola Estadual Aldébaro José de Alcântara, em Bonfim-RR. Coordenador da ação pedagógica "Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil-Guiana".

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Publicado

10/12/2023

Como Citar

MARTINS DE ALMEIDA SANTOS, S.; PINHEIRO DE ANDRADE, P. R. Travessias de conhecimento: notas sobre um ritual de integração transnacional na fronteira Brasil-Guiana. Textos e Debates, [S. l.], v. 29, n. 02, p. e7947 , 2023. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v29i02.7947. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7947. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações