Travessias de conhecimento

notas sobre um ritual de integração transnacional na fronteira Brasil-Guiana.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i02.7947

Palabras clave:

intercâmbio escolar, fronteira, Brasil-Guiana

Resumen

Nosso objetivo é apresentar os desafios educacionais e políticos inerentes à realização do “Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira", projeto executado anualmente por professores de escolas públicas de Bonfim (BR) e Lethem (GY), mobilizando instituições de ensino fundamental e médio dos dois países. Trata-se de atividade escolar que articula não somente estudantes e profissionais de educação das duas cidades, mas sim múltiplos níveis de integração transfronteiriça. O intercâmbio é tratado como um ritual de integração transnacional. Rituais mobilizam constelações de símbolos que dão sentido à vida coletiva. Aos professores, de ambos os lados da ponte que une/separa os países, cabe o papel de artífices de relações internacionais extra oficiais, afirmando as continuidades do cotidiano transfronteiriço face às descontinuidades colocadas pelas burocracias nacionais.

Biografía del autor/a

Sandro Martins de Almeida Santos, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Antropologia Social. Professor do Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima. Vice-Lider do Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia-GEMA.

 

Paulo Ricardo Pinheiro de Andrade, Escola Estadual Aldébaro José Alcântara

Biólogo e divulgador científico. Professor da Escola Estadual Aldébaro José de Alcântara, em Bonfim-RR. Coordenador da ação pedagógica "Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil-Guiana".

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Publicado

10/12/2023

Cómo citar

MARTINS DE ALMEIDA SANTOS, S.; PINHEIRO DE ANDRADE, P. R. Travessias de conhecimento: notas sobre um ritual de integração transnacional na fronteira Brasil-Guiana. Textos e Debates, [S. l.], v. 29, n. 02, p. e7947 , 2023. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v29i02.7947. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7947. Acesso em: 3 jul. 2024.