A possibilidade de outros saberes

o ensino de história indígena nas escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.7757

Palavras-chave:

Ensino de História, história indígena, Lei 11.645/08

Resumo

O propósito desse artigo é apresentar parte de uma pesquisa maior, ainda em andamento, sobre o cumprimento da Lei 11.645/08.  O recorte definido aqui é apresentar os resultados de um levantamento da produção acadêmica sobre a temática indígena nas aulas de história da educação básica, a partir de pesquisas realizadas em todas as regiões do Brasil e apresentadas em dissertações, livros e artigos. Partimos da hipótese de que muito pouco foi alterado efetivamente no chão da escola a partir da lei, sendo diversos os motivos apontados para a ausência de mudança. Entre os motivos apresentados pelos professores sobre a não mudança de atitude, destacam-se deficiências na formação inicial e continuada para trabalhar a temática e a falta de material didático para subsidiar as aulas. No entanto, a questão central que apresentamos é que muitos docentes não atribuem relevância ao tema. Desse modo, evidencia-se a necessidade de descolonizar os currículos, ainda voltados a uma proposta eurocêntrica e distante da realidade e das necessidades atuais. Contudo, os resultados das produções apontam a possibilidade de alguns avanços, com experiências e propostas a serem implementadas.

Biografia do Autor

Maria Luiza Fernandes, Universidade Federal de Roraima

Doutora em História (USP). Estágio de Pós-doutorado em História (Universidade de Lisboa). Professora do curso de Licenciatura em História e do Mestrado em Ensino de História/UFRR.

 

André Augusto da Fonseca, Universidade Federal de Roraima

Doutor em História Social (UFRJ) e mestre em Educação (UFRGS). Professor associado da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

 

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Publicado

17/07/2024

Como Citar

FERNANDES, M. L.; FONSECA, A. A. da. A possibilidade de outros saberes: o ensino de história indígena nas escolas públicas. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e7757, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.7757. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7757. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações