A possibilidade de outros saberes
o ensino de história indígena nas escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.7757Palabras clave:
Ensino de História, história indígena, Lei 11.645/08Resumen
O propósito desse artigo é apresentar parte de uma pesquisa maior, ainda em andamento, sobre o cumprimento da Lei 11.645/08. O recorte definido aqui é apresentar os resultados de um levantamento da produção acadêmica sobre a temática indígena nas aulas de história da educação básica, a partir de pesquisas realizadas em todas as regiões do Brasil e apresentadas em dissertações, livros e artigos. Partimos da hipótese de que muito pouco foi alterado efetivamente no chão da escola a partir da lei, sendo diversos os motivos apontados para a ausência de mudança. Entre os motivos apresentados pelos professores sobre a não mudança de atitude, destacam-se deficiências na formação inicial e continuada para trabalhar a temática e a falta de material didático para subsidiar as aulas. No entanto, a questão central que apresentamos é que muitos docentes não atribuem relevância ao tema. Desse modo, evidencia-se a necessidade de descolonizar os currículos, ainda voltados a uma proposta eurocêntrica e distante da realidade e das necessidades atuais. Contudo, os resultados das produções apontam a possibilidade de alguns avanços, com experiências e propostas a serem implementadas.
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