A possibilidade de outros saberes

o ensino de história indígena nas escolas públicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.7757

Keywords:

History, teaching of, história econômica da Venezuela

Abstract

This article is part of a larger research, still in progress, about Law 11.645/08´s effects (which determines the teaching of indigenous cultures and history). The focus for this text is to present the results of a survey of academic production on the indigenous theme in the history of basic education classes based on research carried out in all regions of Brazil and presented in dissertations, books and articles. We start from the hypothesis that very little was effectively changed on the school floor from the law, with several reasons given for not changing. Among the reasons given about the non-change in attitude, deficiencies in initial and continuing education to work on the theme and the lack of didactic material to support classes stand out. However, the central issue that we present is that many professors do not attach relevance to the topic. Thus, the need to decolonize the curricula, still focused on a Eurocentric proposal and distant from reality and current needs. However, the results of the productions point to the possibility of some advances, with experiences and proposals to be implemented.

Author Biographies

Maria Luiza Fernandes, Universidade Federal de Roraima

Doutora em História (USP). Estágio de Pós-doutorado em História (Universidade de Lisboa). Professora do curso de Licenciatura em História e do Mestrado em Ensino de História/UFRR.

 

André Augusto da Fonseca, Universidade Federal de Roraima

Doutor em História Social (UFRJ) e mestre em Educação (UFRGS). Professor associado da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

 

References

ALMEIDA, Maria R. C. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2010.

BAINES, Stephen Grant. O movimento político indígena em Roraima: identidades indígenas e nacionais na fronteira Brasil-Guiana. Caderno CRH, v. 25, p. 33-44, 2012.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Povos indígenas e ensino de História: a lei nº 11.645/2008 como caminho para a interculturalidade. IN: BARROSO, Véra Lucia Maciel [et. Al.] (org.). Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre:

EST: Exclamação: ANPUH/RS, 2010.

BESSA FREIRE, J. R. Políticas contra-hegemônicas: o lugar dos índios na escola e na sociedade brasileira. In: Culturas indígenas, diversidade e educação. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2019.

BESSA FREIRE, J. R. Cinco ideias equivocadas sobre os índios. Revista Ensaios e Pesquisa em Educação, Vol. 01, 2016.2.

BITTENCOURT, Circe F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BOCCARA, G. La “Historia nacional mapuche” como ruptura anticolonial. História, n. 46, vol. 1, p. 223-239, jan./jun., 2013.

BRASIL. Lei n°11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Casa Civil. Presidência da República.

BRIGHENTI, C. A. Colonialidade e decolonialidade no ensino da História e Cultura Indígena. In: SOUZA, F. F.; WITTMANN, L. T. (Orgs.). Protagonismo indígena na história. Tubarão/SC: Copiart; Erechim/ RS: UFFS, 2016.

CANDAU, Vera M. Diferenças, Educação Intercultural e Decolonialidade: temas insurgentes. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.13, n. Especial, p. 678-686, dez., 2020.

CARIE, Nayara Silva de; LIMA, Pablo Luiz de Oliveira. Da história dos índios às histórias indígenas: descolonizando o ensino de história. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 4, p. 773-790, out./dez. 2018.

COELHO, Mauro C.; COELHO, W. N. B. Notas sobre a formação docente: o saber histórico escolar nos cursos de formação de professores de história. Nova Revista Amazônica, v. 2, n. 1, p.51-74, 2019.

COSTA, Arthur Estácio Pereira. O ensino de História da América: trajetórias e as representações sobre os Indígenas nos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Educação). UNICAMP, Campinas, 2012.

CRUZ, Adileide Maciel da. Ensino de História Indígena e identidade: quebrando estereótipos através da elaboração de jogos sobre os Laklãnõ-Xokleng. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

FARIAS, Patricia Angelica de Oliveira. Representações docentes sobre alunos indígenas e as implicações da Lei 11.645/2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019.

FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Ensino de história e a questão indígena. Revista História Hoje, v. 1, n. 2, p. 255-266, 2012.

FERRI, Patricia. Achados ou perdidos?: a imigração indígena em Boa Vista. Goiânia: MLAL, 1990.

GABRIEL, C. T.; ARAÚJO, C. M.; COSTA, W. Pesquisa em Ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: FAPERJ; Mauad X, 2014.

GABRIEL, Carmen T. O “outro” como elemento incontornável na produção do conhecimento histórico. In: PEREIRA; Amilcar A.;

MONTEIRO, Ana M. (Orgs.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

GRUPIONI, L. D. Livro didático e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, A. L.; GRUPIONI, L. D. A temática indígena na escola. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.

KOPENAWA, D. Palavras Dadas. In: KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LIMA, Adriane R. S. de et al (Orgs). Pedagogias decoloniais na Amazônia: fundamentos, pesquisas e práticas. Curitiba: Editora CRV, 2021.

LIMA, Galvani Pereira de. Diversidade cultural: afrodescendente, indígena e práxis de professores a partir do currículo de história em escolas de ensino médio. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras). Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.

MACENA, Elizabeth Vieira. A aplicação da Lei 11.645/2008 nas Escolas Públicas de Ponta Porã: subsídios para o ensino da temática indígena. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Amambai, 2018.

MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

MUNDURUKU, D. “Posso ser quem você é sem deixar de ser quem eu sou”: uma reflexão sobre o ser indígena. In: Culturas indígenas, diversidade e educação. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2019.

NUNES, Rodolfo Santos. Decolonizando o ensino de história indígena em uma oficina pedagógica para estudantes do ensino médio. Artigo (TCC em História). Instituto de Ciências Humanas, UNB, 2017.

PEREIRA; Amilcar A.; MONTEIRO, Ana M. (Orgs.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

RAMOS, Carla Cristina Bernardino. Presença indígena em Araruama: patrimônio e ensino de história. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Instituto de História, Rio de Janeiro, 2016.

REPETTO, Maxim. Movimentos indígenas e conflitos territoriais no Estado de Roraima. Boa Vista: Editora UFRR, 2008.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre, Editora Penso, 2013.

SANCHES, Roseli da Cunha. Fronteiras étnicas e educação de indígenas na Escola Urbana Municipal Júlio Manvailer. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Amambai, 2018.

SILVA, Edison. O ensino de História Indígena: possibilidades, exigências e desafios com base na Lei 11.645/2008. Revista História Hoje, v. 1, no 2, p. 213-223, 2012.

SILVEIRA, Thais Elisa Silva da. Identidades (in)visíveis: indígenas em contexto urbano e o ensino de história na região metropolitana do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Profissional em Ensino de História). UERJ, Rio de Janeiro, 2016.

SIMÕES JUNIOR, Roberto Carlos. A nova história indígena e a educação para as relações étnico-raciais: construindo caminhos para sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Campinas: UNICAMP, 2019.

SOUZA, Alfredo C. R. Ensino de história e diferença cultural: o/a professor/a de história do ensino médio de Boa Vista/RR entre desafios e possibilidades de uma educação intercultural. Dissertação (Mestrado em Educação). Boa Vista: UERR, 2021.

SOUZA, Fábio Feltrin de; WITTMANN, Luisa Tombini (Orgs.). Protagonismo indígena na história. Tubarão/SC: Copiart; Erechim/RS: UFFS, 2016.

TEAO, Kalna Mareto. Ensino de história indígena: algumas reflexões. Anais do VI Congresso Internacional UFES/Paris-Est. 2017.

VALE, Edilene Pereira. Povos indígenas no ensino de história: uma análise da relação entre a produção acadêmica e o ensino escolar. Revista Mundo Livre, Campos dos Goytacazes, v. 3, n.1, p. 115-129, janeiro/julho 2017.

VELOSO, Fabiano Darlindo. A (des)construção do Ensino da História em Boa Vista: um estudo acerca da História e Cultura Indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras). Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.

Published

17/07/2024

How to Cite

FERNANDES, M. L.; FONSECA, A. A. da. A possibilidade de outros saberes: o ensino de história indígena nas escolas públicas. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e7757, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.7757. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7757. Acesso em: 27 jul. 2024.