O Papel da Arte na Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1007Abstract
Este artigo é o início de uma pesquisa que se originou das ideias sobre Educação e Arte, da prática e observação do ensino de Arte no cotidiano das escolas. Surgiu, também, do estudo dos problemas que caracterizam as mudanças no ensino da arte nos últimos 20 anos e que em sua maioria são mencionadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Arte. O presente projeto se propõe a refletir sobre o papel da Arte como instrumento pedagógico na Educação Infantil (El) e suas contribuições para o processo de alfabetização em escolas dessa modalidade na rede pública municipal da cidade de Boa Vista. Mediante levantamento bibliográfico e aplicação de instrumentos de pesquisa, serão identificadas as formas de como a Arte é utilizada na prática pedagógica do professor da El, as definições do seu papel e sua importância para a prática pedagógica, trazendo aos educadores referenciais teóricos que permitam a plena consciência do seu papel. Palavras Chave: arte, alfabetização, prática pedagógica.Downloads
Published
26/09/2012
How to Cite
DOS SANTOS, A. R.; SINDEAUX, R. dos S.; DE ASSIS, M. C.; DUARTE, R. O Papel da Arte na Alfabetização. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 9, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i9.1007. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1007. Acesso em: 15 mar. 2025.
Issue
Section
Articles and Communications
License
Copyright (c) 2012 Textos e Debates

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The copyrights for the published articles belong to the author, the journal just have the rights of the first publication. Authors may only use the same works in other publications clearly indicating this journal as the original publication.