O Papel da Arte na Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1007Resumen
Este artigo é o início de uma pesquisa que se originou das ideias sobre Educação e Arte, da prática e observação do ensino de Arte no cotidiano das escolas. Surgiu, também, do estudo dos problemas que caracterizam as mudanças no ensino da arte nos últimos 20 anos e que em sua maioria são mencionadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Arte. O presente projeto se propõe a refletir sobre o papel da Arte como instrumento pedagógico na Educação Infantil (El) e suas contribuições para o processo de alfabetização em escolas dessa modalidade na rede pública municipal da cidade de Boa Vista. Mediante levantamento bibliográfico e aplicação de instrumentos de pesquisa, serão identificadas as formas de como a Arte é utilizada na prática pedagógica do professor da El, as definições do seu papel e sua importância para a prática pedagógica, trazendo aos educadores referenciais teóricos que permitam a plena consciência do seu papel. Palavras Chave: arte, alfabetização, prática pedagógica.Descargas
Publicado
26/09/2012
Cómo citar
DOS SANTOS, A. R.; SINDEAUX, R. dos S.; DE ASSIS, M. C.; DUARTE, R. O Papel da Arte na Alfabetização. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 9, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i9.1007. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1007. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2012 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.