Travessias de conhecimento
notas sobre um ritual de integração transnacional na fronteira Brasil-Guiana.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i02.7947Palavras-chave:
intercâmbio escolar, fronteira, Brasil-GuianaResumo
Nosso objetivo é apresentar os desafios educacionais e políticos inerentes à realização do “Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira", projeto executado anualmente por professores de escolas públicas de Bonfim (BR) e Lethem (GY), mobilizando instituições de ensino fundamental e médio dos dois países. Trata-se de atividade escolar que articula não somente estudantes e profissionais de educação das duas cidades, mas sim múltiplos níveis de integração transfronteiriça. O intercâmbio é tratado como um ritual de integração transnacional. Rituais mobilizam constelações de símbolos que dão sentido à vida coletiva. Aos professores, de ambos os lados da ponte que une/separa os países, cabe o papel de artífices de relações internacionais extra oficiais, afirmando as continuidades do cotidiano transfronteiriço face às descontinuidades colocadas pelas burocracias nacionais.
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