A possibilidade de outros saberes

o ensino de história indígena nas escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.7757

Palavras-chave:

Ensino de História, história indígena, Lei 11.645/08

Resumo

O propósito desse artigo é apresentar parte de uma pesquisa maior, ainda em andamento, sobre o cumprimento da Lei 11.645/08.  O recorte definido aqui é apresentar os resultados de um levantamento da produção acadêmica sobre a temática indígena nas aulas de história da educação básica, a partir de pesquisas realizadas em todas as regiões do Brasil e apresentadas em dissertações, livros e artigos. Partimos da hipótese de que muito pouco foi alterado efetivamente no chão da escola a partir da lei, sendo diversos os motivos apontados para a ausência de mudança. Entre os motivos apresentados pelos professores sobre a não mudança de atitude, destacam-se deficiências na formação inicial e continuada para trabalhar a temática e a falta de material didático para subsidiar as aulas. No entanto, a questão central que apresentamos é que muitos docentes não atribuem relevância ao tema. Desse modo, evidencia-se a necessidade de descolonizar os currículos, ainda voltados a uma proposta eurocêntrica e distante da realidade e das necessidades atuais. Contudo, os resultados das produções apontam a possibilidade de alguns avanços, com experiências e propostas a serem implementadas.

Biografia do Autor

Maria Luiza Fernandes, Universidade Federal de Roraima

Doutora em História (USP). Estágio de Pós-doutorado em História (Universidade de Lisboa). Professora do curso de Licenciatura em História e do Mestrado em Ensino de História/UFRR.

 

André Augusto da Fonseca, Universidade Federal de Roraima

Doutor em História Social (UFRJ) e mestre em Educação (UFRGS). Professor associado da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

 

Referências

ALMEIDA, Maria R. C. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2010.

BAINES, Stephen Grant. O movimento político indígena em Roraima: identidades indígenas e nacionais na fronteira Brasil-Guiana. Caderno CRH, v. 25, p. 33-44, 2012.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Povos indígenas e ensino de História: a lei nº 11.645/2008 como caminho para a interculturalidade. IN: BARROSO, Véra Lucia Maciel [et. Al.] (org.). Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre:

EST: Exclamação: ANPUH/RS, 2010.

BESSA FREIRE, J. R. Políticas contra-hegemônicas: o lugar dos índios na escola e na sociedade brasileira. In: Culturas indígenas, diversidade e educação. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2019.

BESSA FREIRE, J. R. Cinco ideias equivocadas sobre os índios. Revista Ensaios e Pesquisa em Educação, Vol. 01, 2016.2.

BITTENCOURT, Circe F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BOCCARA, G. La “Historia nacional mapuche” como ruptura anticolonial. História, n. 46, vol. 1, p. 223-239, jan./jun., 2013.

BRASIL. Lei n°11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Casa Civil. Presidência da República.

BRIGHENTI, C. A. Colonialidade e decolonialidade no ensino da História e Cultura Indígena. In: SOUZA, F. F.; WITTMANN, L. T. (Orgs.). Protagonismo indígena na história. Tubarão/SC: Copiart; Erechim/ RS: UFFS, 2016.

CANDAU, Vera M. Diferenças, Educação Intercultural e Decolonialidade: temas insurgentes. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.13, n. Especial, p. 678-686, dez., 2020.

CARIE, Nayara Silva de; LIMA, Pablo Luiz de Oliveira. Da história dos índios às histórias indígenas: descolonizando o ensino de história. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 4, p. 773-790, out./dez. 2018.

COELHO, Mauro C.; COELHO, W. N. B. Notas sobre a formação docente: o saber histórico escolar nos cursos de formação de professores de história. Nova Revista Amazônica, v. 2, n. 1, p.51-74, 2019.

COSTA, Arthur Estácio Pereira. O ensino de História da América: trajetórias e as representações sobre os Indígenas nos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Educação). UNICAMP, Campinas, 2012.

CRUZ, Adileide Maciel da. Ensino de História Indígena e identidade: quebrando estereótipos através da elaboração de jogos sobre os Laklãnõ-Xokleng. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

FARIAS, Patricia Angelica de Oliveira. Representações docentes sobre alunos indígenas e as implicações da Lei 11.645/2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019.

FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Ensino de história e a questão indígena. Revista História Hoje, v. 1, n. 2, p. 255-266, 2012.

FERRI, Patricia. Achados ou perdidos?: a imigração indígena em Boa Vista. Goiânia: MLAL, 1990.

GABRIEL, C. T.; ARAÚJO, C. M.; COSTA, W. Pesquisa em Ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: FAPERJ; Mauad X, 2014.

GABRIEL, Carmen T. O “outro” como elemento incontornável na produção do conhecimento histórico. In: PEREIRA; Amilcar A.;

MONTEIRO, Ana M. (Orgs.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

GRUPIONI, L. D. Livro didático e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, A. L.; GRUPIONI, L. D. A temática indígena na escola. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.

KOPENAWA, D. Palavras Dadas. In: KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LIMA, Adriane R. S. de et al (Orgs). Pedagogias decoloniais na Amazônia: fundamentos, pesquisas e práticas. Curitiba: Editora CRV, 2021.

LIMA, Galvani Pereira de. Diversidade cultural: afrodescendente, indígena e práxis de professores a partir do currículo de história em escolas de ensino médio. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras). Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.

MACENA, Elizabeth Vieira. A aplicação da Lei 11.645/2008 nas Escolas Públicas de Ponta Porã: subsídios para o ensino da temática indígena. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Amambai, 2018.

MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

MUNDURUKU, D. “Posso ser quem você é sem deixar de ser quem eu sou”: uma reflexão sobre o ser indígena. In: Culturas indígenas, diversidade e educação. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2019.

NUNES, Rodolfo Santos. Decolonizando o ensino de história indígena em uma oficina pedagógica para estudantes do ensino médio. Artigo (TCC em História). Instituto de Ciências Humanas, UNB, 2017.

PEREIRA; Amilcar A.; MONTEIRO, Ana M. (Orgs.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

RAMOS, Carla Cristina Bernardino. Presença indígena em Araruama: patrimônio e ensino de história. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Instituto de História, Rio de Janeiro, 2016.

REPETTO, Maxim. Movimentos indígenas e conflitos territoriais no Estado de Roraima. Boa Vista: Editora UFRR, 2008.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre, Editora Penso, 2013.

SANCHES, Roseli da Cunha. Fronteiras étnicas e educação de indígenas na Escola Urbana Municipal Júlio Manvailer. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Amambai, 2018.

SILVA, Edison. O ensino de História Indígena: possibilidades, exigências e desafios com base na Lei 11.645/2008. Revista História Hoje, v. 1, no 2, p. 213-223, 2012.

SILVEIRA, Thais Elisa Silva da. Identidades (in)visíveis: indígenas em contexto urbano e o ensino de história na região metropolitana do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Profissional em Ensino de História). UERJ, Rio de Janeiro, 2016.

SIMÕES JUNIOR, Roberto Carlos. A nova história indígena e a educação para as relações étnico-raciais: construindo caminhos para sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Campinas: UNICAMP, 2019.

SOUZA, Alfredo C. R. Ensino de história e diferença cultural: o/a professor/a de história do ensino médio de Boa Vista/RR entre desafios e possibilidades de uma educação intercultural. Dissertação (Mestrado em Educação). Boa Vista: UERR, 2021.

SOUZA, Fábio Feltrin de; WITTMANN, Luisa Tombini (Orgs.). Protagonismo indígena na história. Tubarão/SC: Copiart; Erechim/RS: UFFS, 2016.

TEAO, Kalna Mareto. Ensino de história indígena: algumas reflexões. Anais do VI Congresso Internacional UFES/Paris-Est. 2017.

VALE, Edilene Pereira. Povos indígenas no ensino de história: uma análise da relação entre a produção acadêmica e o ensino escolar. Revista Mundo Livre, Campos dos Goytacazes, v. 3, n.1, p. 115-129, janeiro/julho 2017.

VELOSO, Fabiano Darlindo. A (des)construção do Ensino da História em Boa Vista: um estudo acerca da História e Cultura Indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras). Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.

Downloads

Publicado

17/07/2024

Como Citar

FERNANDES, M. L.; FONSECA, A. A. da. A possibilidade de outros saberes: o ensino de história indígena nas escolas públicas. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e7757, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.7757. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7757. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações