A relação da formação teórica e prática na inclusão de crianças com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8354

Palavras-chave:

Formação;, Relação Teoria-Prática;, TEA.

Resumo

Esta pesquisa consiste no estudo sobre a relação da formação de professores na teoria e prática na educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para chegar ao objetivo: Investigar saberes e práticas dos professores sobre a inclusão de estudantes com autismo, perseguiu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza teórica, fundamentada por Mantoan (2003), Sassaki (1997), Nóvoa (1992) e Pimenta (1991). Contou também com pesquisa de campo realizada em uma escola do município de Fortaleza (CE). Teve como participantes, seis professoras da Educação Infantil. Os resultados ressaltam a importância da inclusão não considerando apenas o acesso, mas exploram a perspectiva do protagonismo dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que é fundamental além de garantir o acesso dos alunos com TEA, promover seu protagonismo valorizando suas habilidades individuais e incentivando suas potencialidades. Considerar o ambiente em que estão inseridos, buscando estratégias eficazes, que favoreçam seu pleno desenvolvimento.

Biografia do Autor

Juliana Nogueira Ferreira da Silveira , Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Especialista em Educação Inclusiva e Gestão Escolar pela UECE. Pessoa TEA, trabalho na Prefeitura Municipal de Fortaleza desde 2018 como professora substituta, e, atualmente, atuo na Sala de Recursos Multifuncionais. Integro o grupo de estudos GPEIA (UFC).

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília - Rio de Janeiro: Secretaria de Educação Especial/MEC, 2008.

BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. Loyola: São Paulo, 1991.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

Downloads

Publicado

20/12/2024

Como Citar

SILVEIRA , J. N. F. da. A relação da formação teórica e prática na inclusão de crianças com autismo. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8354. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8354. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade