A relação da formação teórica e prática na inclusão de crianças com autismo
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8354Palabras clave:
Formação;, Relação Teoria-Prática;, TEA.Resumen
Esta pesquisa consiste no estudo sobre a relação da formação de professores na teoria e prática na educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para chegar ao objetivo: Investigar saberes e práticas dos professores sobre a inclusão de estudantes com autismo, perseguiu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza teórica, fundamentada por Mantoan (2003), Sassaki (1997), Nóvoa (1992) e Pimenta (1991). Contou também com pesquisa de campo realizada em uma escola do município de Fortaleza (CE). Teve como participantes, seis professoras da Educação Infantil. Os resultados ressaltam a importância da inclusão não considerando apenas o acesso, mas exploram a perspectiva do protagonismo dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que é fundamental além de garantir o acesso dos alunos com TEA, promover seu protagonismo valorizando suas habilidades individuais e incentivando suas potencialidades. Considerar o ambiente em que estão inseridos, buscando estratégias eficazes, que favoreçam seu pleno desenvolvimento.
Citas
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília - Rio de Janeiro: Secretaria de Educação Especial/MEC, 2008.
BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
MANTOAN, Maria Teresa. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. Loyola: São Paulo, 1991.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Juliana Nogueira Ferreira da Silveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.