Professores sem Fronteiras
compartilhando saberes na educação de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8374Palabras clave:
Intercâmbio;, Ensino;, Intercâmbio; Ensino; Formação; Educação Pública.Resumen
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em diálogo com o Sindicato da União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza, tem investido, ao longo dos anos, em políticas públicas da educação pública, dentre elas, iniciativas que reforçam a qualidade do ensino, bem como a valorização da carreira do seu quadro docente. Logo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as etapas do programa Professores sem Fronteiras como uma estratégia de formação docente e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pergunta central consiste na seguinte: Como o programa Professores sem Fronteiras colabora para uma educação pública de qualidade na cidade de Fortaleza? A capital cearense é reconhecida pela qualidade da educação pública, tanto em seus indicadores, bem como em iniciativas inovadoras as quais consolidam tal processo. Nesse sentido, o presente relato de experiência tem como objeto a partilha das visões sobre como os dois professores-pesquisadores encaram as suas devidas experiências nas escolas públicas da Irlanda e da França, entre as nuances aqui apresentadas, sublinhamos a comparação entre currículos, escolas, bem como troca de aprendizados entre os pares dos diferentes países.
Citas
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999. 186p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. MEC/CONSED/UNDIME. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 ago. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 15 ago. 2024.
CUNHA, Wesclei Ribeiro; FERREIRA NETO, José Olímpio; SOUSA, Clauber Nascimento de; MIRANDA, Georgiana de Mesquita; SOUZA, Amanda Almeida Alencar de. Atelier: Arte, Cultura, Língua e Memória. Fortaleza, 2024.
CUNHA, Wesclei Ribeiro; FERREIRA NETO, José Olímpio. Formação artística, patrimonial e museológica: uma questão de direitos culturais. O Estadão. Seção Blog do Fausto Macedo - Opinião. 12 de novembro de 2023. São Paulo. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/formacao-artistica-patrimonial-e-museologica-uma-questao-de-direitos-culturais/. Acesso em: 15 ago. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505/2954. Acesso em: 02 abr. 2020.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues (Org.). Docência e formação: percursos e narrativas. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. 198p.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405p.
FORTALEZA. SME abre inscrições do Programa Professores Sem Fronteiras - França e Espanha. 2023. Disponível em: https://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9110:sme-abre-inscri%C3%A7%C3%B5es-do-programa-professores-sem-fronteiras-fran%C3%A7a-e-espanha-2023&catid=79&Itemid=509. Acesso em: 15 ago. 2024.
FORTALEZA. SME divulga edital que irá selecionar 25 professores para intercâmbio na Irlanda. 2023. Disponível em: https://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9110:sme-abre-inscri%C3%A7%C3%B5es-do-programa-professores-sem-fronteiras-fran%C3%A7a-e-espanha-2023&catid=79&Itemid=509. Acesso em: 15 ago. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. 176p.
IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. Rio de Janeiro: Forense, 2011. 93p.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline Peixoto. (2015). Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. vol 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 152p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Clauber Nascimento de Sousa, José Olímpio Ferreira Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.