As contribuições da monitoria acadêmica na formação de futuros pedagogos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7364

Palabras clave:

Monitoria, Formação de Professores, Ensino Matemático, Estruturas Aditivas.

Resumen

O presente trabalho redigido em formato de relato de experiência busca identificar contribuições do Programa de Monitoria Acadêmica - PROMAC na formação de futuros pedagogos, especificamente no campo matemático. A pesquisa é de caráter qualitativo e os dados foram obtidos através da vivências na disciplina de Matemática I na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e reflexões realizadas nas reuniões de planejamento, formação e estudos orientados realizados pelo professor orientador e responsável pela pesquisa. O foco bibliográfico está no aprofundamento da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, especificamente as Estruturas Aditivas. Desta forma serão apresentados os conhecimentos e dados obtidos dentro das reuniões e discussões através das reflexões geradas pelo grupo pesquisador.

Biografía del autor/a

Natalia Sousa Cosme Almeida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, atualmente vinculada ao Programa de Monitoria Acadêmica - PROMAC atuando na disciplina de Matemática I na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Ana Vitória Paiva Camilo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, atualmente bolsista de Iniciação científica IC-UECE, participante do grupo de pesquisa Formação Colaborativa de Professores que Ensinam Matemática (FORPEM).

Antonio Luiz de Oliveira Barreto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia do Centro de Educação (CED) – UECE, participante do grupo de pesquisa Formação Colaborativa de Professores que Ensinam Matemática (FORPEM).

Citas

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Publicado

28/11/2022

Cómo citar

ALMEIDA, N. S. C. .; CAMILO, A. V. P. .; BARRETO, A. L. de O. . As contribuições da monitoria acadêmica na formação de futuros pedagogos. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7364. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7364. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência