Conceitos e práticas inclusivas no contexto da Educação Física escolar

Autores

  • Mayara Erbes Ranzan Universidade Federal de São Carlos
  • Taylor Brian Lavinscky Pereira Universidade Federal de São Carlos
  • Tarcísio Bitencourt dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.7049

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão, Deficiência

Resumo

RESUMO  

Objetivo. Apresentar propostas de conceitos e práticas encontradas na literatura que buscam auxiliar professores de Educação Física no processo de inclusão de estudantes com deficiências.
Desenvolvimento. O artigo perpassa por conceitos e práticas que buscam auxiliar professores de Educação Física em sua prática docente, ofertando um acervo de informações dispostas na literatura sobre o tema e exemplificando com ações práticas do cotidiano.
Implicações. Considerando a proposta do trabalho, espera-se que os professores reflitam sobre o escopo apresentado, absorvam o necessário e reproduzam o essencial em suas aulas, implicando em aplicabilidade das legislações no que concerne a inclusão de alunos com deficiência.

Biografia do Autor

Mayara Erbes Ranzan, Universidade Federal de São Carlos

Possuo graduação em Educação Física-Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná 2012-2015; Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos 2016-2018 (Bolsista CAPES); Especialização em Atividade Física Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente sou Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (Bolsista CAPES) e docente no curso de Educação Física do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Minhas pesquisas são direcionadas para as Atividades Físicas Adaptadas, Formação Inicial e Formação Continuada em Educação Física para o trabalho junto da pessoa com deficiência.

Taylor Brian Lavinscky Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2015), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2018) e Bacharelado em Educação Física pela Claretiano Centro Universitário (2020). Atualmente é doutorando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Professor de esportes - Ski Experience LTDA e treinador de Ski Cross Country Paralímpico - Confederação Brasileira de Desporto na Neve. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: esportes adaptados e educação especial.

Tarcísio Bitencourt dos Santos

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Classificador Funcional de Basquete em Cadeira de rodas.

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Publicado

24/09/2021

Como Citar

RANZAN, M. E.; LAVINSCKY PEREIRA, T. B.; DOS SANTOS, T. B. Conceitos e práticas inclusivas no contexto da Educação Física escolar. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 2, 2021. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v2i0.7049. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202111. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Diretrizes para pesquisadores e educadores