Estudantes de um curso técnico em enfermagem e inclusão: Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i0.7048Palavras-chave:
Serviços de saúde, Pessoas com deficiência, Técnico de Enfermagem, InclusãoResumo
Objetivo. Este trabalho, enquanto um relato de experiência, tem o objetivo de mostrar como a compreensão e a criação de hábitos por parte de estudantes de um curso técnico em enfermagem auxilia o atendimento de pessoas com deficiência nos serviços de saúde.
Desenvolvimento. Através de pesquisas sobre o tema inclusão, os estudantes participantes do projeto, puderam verificar quais as necessidades que um profissional da enfermagem tem frente ao atendimento de pessoas com deficiência, e apontaram aspectos importantes a serem observados em um primeiro contato com as pessoas com deficiências e seus familiares. O trabalho foi desenvolvido semanalmente com estudo de artigos e livros e criação e desenvolvimento de materiais didáticos que foram avaliados por profissional da educação especial para serem utilizados, para o ensino de enfermagem, em um processo de inclusão.
Implicações. Este relato aponta que as pesquisas bibliográficas relacionadas às questões de acessibilidade e inclusão mostraram aos estudantes a importância do conhecimento da diversidade e permitiram a eles, além da criação de materiais, também elencar procedimentos para o atendimento inicial a cada tipo de deficiência, o que auxilia a recepção de pacientes em um hospital ou qualquer unidade básica de saúde.
Palavras-chave. Serviços de saúde; Pessoas com deficiência; Técnico de Enfermagem; Inclusão.
Abstract
Objective. This work, as an experience report, aims to show how the understanding and creation of habits by students of a technical nursing course, considering aspects related to the care of people with disabilities in health services.
Development. With the research on the theme of inclusion, students verify what the needs that a nursing professional has regarding the care of people with disabilities and point out important aspects to be observed in a first contact with people with disabilities and their families. The work was developed weekly with the study of articles and books and the creation and development of teaching materials that were evaluated by a special education professional to be used, for nursing education, in an inclusion process.
Implications. This report shows that bibliographic research related to accessibility and inclusion issues showed students the importance of knowledge of diversity and allowed them, in addition to creating materials, to also list procedures for the initial care to each type of disability, which helps the initial approach in a hospital or any basic health unit.
Keywords. Health service; Disabled people; Nursing technician; Inclusion.
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