O apoio da gestão pública ao Atendimento Educacional Especializado no estado da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7209

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Políticas Públicas de Educação Especial, Salas de recursos multifuncionais.

Resumo

Objetivo. O objetivo do presente artigo foi analisar, segundo os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o apoio que os gestores municipais (prefeitura e secretaria de educação) dão à inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.

Método. Trinta e seis professores aceitaram participar da pesquisa realizada através de uma entrevista com roteiro semiestruturado. Conclusão. Os docentes discordam em relação ao apoio dos gestores municipais ao seu trabalho voltado para o AEE. Enquanto que alguns asseguram que recebem apoio, ainda que através de cobranças, outros professores afirmaram que não recebem apoio algum.

Implicações. Porém o que ficou mais claro foi que o apoio dado ao docente de AEE está ligado ao interesse do prefeito ou secretário de educação, o que pode gerar insegurança dos professores sobre a continuação de seu trabalho.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

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Publicado

24/03/2023

Como Citar

SILVA, O. O. N. da. O apoio da gestão pública ao Atendimento Educacional Especializado no estado da Bahia. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7209. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7209. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa Empírica