Professores sem Fronteiras

compartilhando saberes na educação de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8374

Palavras-chave:

Intercâmbio;, Ensino;, Intercâmbio; Ensino; Formação; Educação Pública.

Resumo

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em diálogo com o Sindicato da União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza, tem investido, ao longo dos anos, em políticas públicas da educação pública, dentre elas, iniciativas que reforçam a qualidade do ensino, bem como a valorização da carreira do seu quadro docente. Logo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as etapas do programa Professores sem Fronteiras como uma estratégia de formação docente e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pergunta central consiste na seguinte: Como o programa Professores sem Fronteiras colabora para uma educação pública de qualidade na cidade de Fortaleza? A capital cearense é reconhecida pela qualidade da educação pública, tanto em seus indicadores, bem como em iniciativas inovadoras as quais consolidam tal processo. Nesse sentido, o presente relato de experiência tem como objeto a partilha das visões sobre como os dois professores-pesquisadores encaram as suas devidas experiências nas escolas públicas da Irlanda e da França, entre as nuances aqui apresentadas, sublinhamos a comparação entre currículos, escolas, bem como troca de aprendizados entre os pares dos diferentes países.

Biografia do Autor

Clauber Nascimento de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

 

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Ceará (2015).

Atualmente é Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

 

José Olímpio Ferreira Neto, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

 

Mestre em Ensino e Formação Docente - Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino e

Formação Docente Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

(UNILAB) em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

(IFCE). Professor de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

 

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

SOUSA, C. N. de .; FERREIRA NETO, J. O. . Professores sem Fronteiras: compartilhando saberes na educação de Fortaleza. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8374. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8374. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade