Vivências com o Ensino de Matemática por meio do Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8350Palavras-chave:
Docência;, Programa de Residência Pedagógica;, Ensino de Matemática.Resumo
Muitos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia não se identificam com o componente curricular Matemática e, por muitas vezes, isso se torna um percalço durante o período de graduação. Ao longo deste trabalho expõem-se reflexões acerca de experiências vivenciadas como estudantes de Pedagogia no ensino de Matemática, enquanto bolsistas (residentes) do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/UECE. O trabalho foi motivado pelo seguinte questionamento: quais foram as contribuições do PRP para a formação docente do residente de Pedagogia na área da Matemática? Este ensaio teve, pois, como objetivo, refletir sobre as contribuições do PRP na formação do estudante de Pedagogia quanto ao ensino de Matemática. Os resultados indicam que as vivências nesse Programa foram significativas para a formação acadêmica dos residentes participantes, com mudanças que transformaram positivamente a forma de ver e ensinar a Matemática.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Disponivel em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES__1689649__Portaria_GAB_82.pdf. Acesso em: 16 jul. 2024.
GIL, Antonio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 4, ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola-teoria e prática. 4 ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Ser bom professor de matemática: a visão de professores iniciantes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. I CEMACYC, República Dominicana, novembro, 2013.
SILVA, Marcelo Escabelo da; CAMPUS, Carlos Roberto Pires. Aulas de campo para alfabetização científica: práticas pedagógicas escolares. 284p. (Série pesquisa em educação em ciências e matemática; 6. ed.) ISBN 978-85-8263-092-1.
VIEIRA, Graziella Pereira; REIS, Marlene Barbosa de Freitas. A relação teoria e pratica na formação de professores. REVELLI- Revista de Educação, Linguagem e Literatura de inhumas, Goiás, v.5 n.2 p.12-30, Dezembro, 2013. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/2769#:~:text=Teoria%20e%20prática%20devem%20andar,totalmente%20desvinculadas%20de%20suas%20práticas. Acesso em: 13 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kélvina Teodósio Oliveira , Francisco Edisom Eugenio de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.