As contribuições da monitoria acadêmica na formação de futuros pedagogos
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7364Palavras-chave:
Monitoria, Formação de Professores, Ensino Matemático, Estruturas Aditivas.Resumo
O presente trabalho redigido em formato de relato de experiência busca identificar contribuições do Programa de Monitoria Acadêmica - PROMAC na formação de futuros pedagogos, especificamente no campo matemático. A pesquisa é de caráter qualitativo e os dados foram obtidos através da vivências na disciplina de Matemática I na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e reflexões realizadas nas reuniões de planejamento, formação e estudos orientados realizados pelo professor orientador e responsável pela pesquisa. O foco bibliográfico está no aprofundamento da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, especificamente as Estruturas Aditivas. Desta forma serão apresentados os conhecimentos e dados obtidos dentro das reuniões e discussões através das reflexões geradas pelo grupo pesquisador.
Referências
MAGINA, Sandra; CAMPOS, Tânia M. M.; NUNES, Terezinha; GITIRANA, Verônica. Repensando adição e subtração: Contribuições da teoria dos campos conceituais. 2. ed. São Paulo: PROEM, 2001.
NUNES, T. et al. Educação Matemática 1: números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar / Gérard Vergnaud; tradução Maria Lucia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. – Curitiba: Ed. da UFPR, 2009.
VERGNAUD, G. Psicologia do desenvolvimento cognitivo e didática das matemáticas. Um exemplo as estruturas aditivas. Análise Psicológica, v. 1, p. 75-90, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natalia Sousa Cosme Almeida, Ana Vitória Paiva Camilo, Antonio Luiz de Oliveira Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.