Liderança Para Inovação-Gerencial e Formação Docente em Competências Pedagógicas no Âmbito Pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7130Palavras-chave:
Liderança em tempo de crise, Inovação pedagógica na época da COVID-19, Formação inicial e contínua dos professores, Capacitação de diretores em situação de crise, Desenvolvimento de competências.Resumo
A presente pesquisa analisou questões ligadas a formação contínua, inovação administrativa e pedagógica para capacitação dos diretores e professores em habilidades gerenciais para a escola e ensino inclusivo da sala de aula, no tempo da COVID-19. O estudo examinou como a inovação está associada à prevenção, à qualidade da aprendizagem dos alunos, ao desempenho profissional e qualidade de ensino. A amostra foi de 22 diretores e 1100 professores. Fez-se uso do enfoque fundamentalmente qualitativa e técnicas quantitativas na recolha e tratamento de dados, com a aplicação de um questionário semiestruturado para os professores e diretores das escolas via online. Os resultados indicaram que a formação continuada é necessária para a qualificação dos diretores e professores na prevenção coletiva. Quando os diretores estiverem bem preparados, informados e motivados, os resultados dos alunos, a motivação dos professores e a satisfação dos pais aumenta. A maioria dos diretores escolares e os professores necessita de formação especializada antes da responsabilização das escolas e das turmas. Ao longo da carreira necessitam de inovação institucional constante e por iniciativas pessoais. O recrutamento de profissionais não qualificados para o trabalho docente e para a gestão das instituições no país contribui para o fracasso do ensino em Angola.
Referências
ANGOLA. Decreto Executivo nº 16/2020, de 01 de Outubro. Aprova o calendário nacional e estabelece as regras de organização e funcionamento das instituições públicas, públicas-privadas e privadas dos níveis de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Secundário para garantir a retomada das aulas presenciais em segurança. Ministério da Educação – Luanda, 2020.
BERNAL-GUERRERO, Antonino; CANGUE, Justino. The leadership in Angolan teacher trainainig schools. The International Jounal of Educational Organization and Leardership, 25, n. 1, jan. 2018. http://thelearner.com. (Online). DOI: https://doi.org/10.18848/2329-1656/CGP/v25i01/15-28. (Journal). ISSN: 2329 – 1956 (Online), USA. 2018. Disponível em The Learner.com. Acesso em 23 de Setembro de 2020.
BRITO, Liliane Oliveira de e FIREMAN, Elton Casado. Ensino de Ciências por Investigação: Uma Proposta Didática “Para Além” De Conteúdos Conceituais. Universidade Federal de Alagoas – UFAL, 2018. Grupo de Formação de Professores e Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências V. 13, Nº 5. Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, Cep: 57072-970. 2018.
CANGUE, Justino. Liderança na gestão das escolas de formação de professores em Angola. (Tesis Doctoral). Faculdade de Ciências da Educação. Universidade de Sevilha. Espanha. Idus.us.es> bitstream> handle, pdf. 2018. Acessado, 18 de Setembro de 2020.
CANGUE, Justino. Liderança nas escolas de Magistério em Angola. Revista INTERSABERES v. 15 n. 35 (2020) (A): Educação Inclusiva e Tecnologias Educacionais. ISSN 1809 – 7286. 2020. Doi: Disponível em:
https://doi.org/10.22169/revint.v15i351959. Acessado, 2 de Janeiro de 2021.
CANGUE, Justino. Exclusão social e pobreza na qualidade de Ensino: Estudo de caso no Ensino Primário em Angola. REPI. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão. Boa Vista, v. 1, p. 169-182, 2020(B). E-ISSN: 2675 – 3294. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi. http://doi.org.0000-0002-2329-1656. Roraima, Brasil. 2020. Acesso em 23 de Setembro de 2020.
ESTEVES, Manuel. Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores. Revista de Ciências da Educação. Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Lisboa, ISSN 1646-4990, n 8, 2009.
FERIGOTTI, Cristina; FERNANDES, Bruno. Competências gerenciais e capacidade para inovação: o caso da electrolux do Brasil s/a. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 11, n.1, p., jan./mar. 2014.
GOMES, Giancarlo; SARAGOÇA Viviane; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Competências para a Docência On-Line: Percepção de Professores/Tutores de Pós-Graduação no Ensino a Distância. III Encontro de Administração da Informação. Porto Alegre / RS – 15 a 17 de Maio de 2011.
MARQUES, Maria Letícia Oliveira; SOUZA, Daniela Fernanda de Freitas e MORI, André Luiz Pereira. Liderança e Comportamento Organizacional: Um Estudo de Caso No Sistema Carcerário. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, ISSN-e 2236-5362, ISSN 1517-0276, Vol. 13, n. 1, pp. 142-153. Portugal, 2015.
PAIVA, Carla Dal e OLISKOVICZ, Katiúcia. Competências pedagógicas da docência e a contribuição com o processo de ensino-aprendizagem para alunos universitários. Revista de Educação. Vol. 13, nº 16, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Justino Cangue
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.