Liderança Para Inovação-Gerencial e Formação Docente em Competências Pedagógicas no Âmbito Pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7130

Palavras-chave:

Liderança em tempo de crise, Inovação pedagógica na época da COVID-19, Formação inicial e contínua dos professores, Capacitação de diretores em situação de crise, Desenvolvimento de competências.

Resumo

A presente pesquisa analisou questões ligadas a formação contínua, inovação administrativa e pedagógica para capacitação dos diretores e professores em habilidades gerenciais para a escola e ensino inclusivo da sala de aula, no tempo da COVID-19. O estudo examinou como a inovação está associada à prevenção, à qualidade da aprendizagem dos alunos, ao desempenho profissional e qualidade de ensino. A amostra foi de 22 diretores e 1100 professores. Fez-se uso do enfoque fundamentalmente qualitativa e técnicas quantitativas na recolha e tratamento de dados, com a aplicação de um questionário semiestruturado para os professores e diretores das escolas via online. Os resultados indicaram que a formação continuada  é necessária para a qualificação dos diretores e professores na prevenção coletiva. Quando os diretores estiverem bem preparados, informados e motivados, os resultados dos alunos, a motivação dos professores e a satisfação dos pais aumenta. A maioria dos diretores escolares e os professores necessita de formação especializada antes da responsabilização das escolas e das turmas. Ao longo da carreira necessitam de inovação institucional constante e por iniciativas pessoais. O recrutamento de profissionais não qualificados para o trabalho docente e para a gestão das instituições no país contribui para o fracasso do ensino em Angola.

Biografia do Autor

Justino Cangue, Instituto Superior Politécnico Independente do Cristo Rei - Lubango - Angola.

Justino Cangue, Doutor em Teoria e História da Educação e Pedagogia Social, pela Universidade de Sevilha - Espanha. Pesquisador e Professor de Graduação e Pós - Graduação em Formação de Professores Universitários pela Universidade Independente de Angola - Instituto Superior Politécnico Independente do Cristo Rei - Lubango - Angola - Àfrica. Vinculado ao Ministério da Educação de Angola.

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Publicado

15/12/2022

Como Citar

CANGUE, J. Liderança Para Inovação-Gerencial e Formação Docente em Competências Pedagógicas no Âmbito Pandêmico. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7130. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7130. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa Empírica