Política Nacional de Educação Especial e Inclusiva: atuação e recontextualização dos gestores educativos e escolares na Província do Zaire
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8024Palavras-chave:
Educação especial, Educação inclusiva, Atuação, Recontextualização, ZaireResumo
O estudo objetiva analisar as percepções dos gestores de educação e das escolas do ensino primário geral sobre a Política Nacional de Educação Especial Orientada para Inclusão Escolar no Zaire e suas correspondentes atuações no cenário da recontextualização. A pesquisa, que é de matriz qualitativa, foi realizada a partir do método de Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), inicialmente formulada por Bowe, Ball e Gold (1992) e reformulada por Ball (1994), com ênfase ao contexto da prática através da coleta de dados suportada pela entrevista semiestruturada. Os resultados revelam um parecer positivo dos gestores sobre a necessidade de inclusão escolar dos alunos com deficiência, porém, são igualmente contraditórios ao defenderem que esses aprenderiam melhor nas escolas do ensino especial. Como conclusão, a tradução da política nacional de educação especial e inclusiva na província do Zaire enfrenta significativas dificuldades por falta de condições prévias que permitiriam seu funcionamento.
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