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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Revista Educação, Pesquisa e Inclusão (REPI) publica textos inéditos em português decorrentes de pesquisas concluídas que apresentem contribuições sobre temas relevantes para a Educação. Os textos podem ser submetidos em uma de três seções: (a) Diretrizes para pesquisadores e educadores; (b) Pesquisa de Revisão da Literatura; (c) Pesquisa Empírica.

No caso de Pesquisas de Revisão ou Empíricas, a Equipe Editorial da REPI aceita textos com até seis autores sendo, pelo menos, um deles doutor. Para trabalhos sobre Diretrizes, aceitamos textos com até seis autores sendo, pelo menos, um deles mestre.

Com o objetivo de evitar a endogenia, no caso de pesquisas de Revisão e Empíricas, a REPI não permitirá uma porcentagem maior que 30% dos manuscritos publicados por ano, de autores oriundos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). No caso de trabalhos sobre Diretrizes, a REPI aceitará até 50% de manuscritos oriundos da UFRR.

OBS: A REPI não publica artigo de um mesmo autor com intervalo menor que seis meses, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após seis da última publicação. Para autores vinculados à UFRR, esse intervalo é maior, ou seja, só poderão submeter artigos após 1 (um) ano da última publicação.

IMPORTANTE: AS OPINIÕES EXPRESSAS NOS ARTIGOS PUBLICADOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES, NÃO REFLETINDO, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DA COMISSÃO EDITORIAL.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO:

Autores podem submeter artigos inéditos desde que se adequem ao objetivo da revista e estejam de acordo com suas Normas. Artigos devem se enquadrar em uma de três seções, seguindo rigorosamente os templates disponibilizados:

a) Diretrizes para pesquisadores e educadores [aqui] Para esta seção, compilamos alguns artigos de outras revistas que podem servir como exemplos do tipo de temas que podem ser abordados nesta categoria [aqui]. Por gentileza, no arquivo com o artigo a ser enviado para REPI não cadastre o nome dos(as) autores(as) de modo a garantir uma avaliação cega por pares.

b) Pesquisa de Revisão de Literatura [aqui]

c) Pesquisa Empírica [aqui]

No processo de envio do manuscrito é preciso anexar uma carta com a solicitação de que o artigo seja avaliado [aqui].

Todos os autores devem ter o cadastro no ORCID. Para cadastro, acessar o link <https://orcid.org/>.

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não encaminhá-lo para outro(s) veículo(s) de publicação enquanto durar o trâmite editorial da REPI.

As propostas devem ser submetidas via internet, pelo endereço: https://revista.ufrr.br/repi/user/register

Antes do envio do artigo, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma da revista com seus respectivos metadados inseridos.  Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, cidade, estado, país, URL do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo.

 

Propostas de Dossiê/Número temático

A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão recebe proposta de dossiê, compostos de 6 (seis) a 12 (doze) artigos que respeitem as normas supracitadas e se adequem as seguintes orientações:

- Todos os artigos devem possuir estreita relação com o título/temática proposta;

- O dossiê deve apresentar representação de autores de diversas regiões, sendo considerado um máximo de 2 (dois) textos de uma mesma instituição;

- A proposta deve incluir um mínimo de 2 (dois) artigos internacionais.

 

NORMAS GERAIS PARA O TEXTO:

a) Formatação: 

Os trabalhos devem estar em extensão .doc ou .docx, fonte Cambria, tamanho 12, espaço entrelinhas de 2,0, folha tamanho A4. Margens: inferior e superior 2,0 cm, esquerda e direita 3 cm.

O texto deve ser dividido com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação, com inicial em maiúscula).

Itálico somente se emprega para palavras de língua estrangeira.

b) Tamanho

Os trabalhos até 20 páginas, incluindo todos os elementos do texto, da folha de rosto às referências.

c) Título

O título deve ser apresentado em português, não ultrapassando 12 palavras. Em seguida deve ser apresentado o título correspondente em inglês.

d) Resumo e palavras-chave

O resumo de artigos da seção de "Diretrizes para pesquisadores e educadores" deve conter objetivo, desenvolvimento e implicações, não ultrapassando 200 palavras. Fonte Cambria, tamanho 10, texto alinhado à esquerda e espaçamento simples. 

O resumo de artigos das seções de "Pesquisa de revisão de literatura" e "Pesquisa empírica" deve conter objetivo, método, resultados e conclusão, não ultrapassando 200 palavras. Fonte Cambria, tamanho 10, texto justificado e espaçamento simples. 

Os artigos devem ter um resumo em português e outro em inglês. Ambos serão resumos no formato estruturado, no qual cada seção do resumo aparece em destaque.

Apresentar no mínimo de três a cinco palavras-chave que devem ter relação com o trabalho. Elas devem estar na fonte Cambria, tamanho 9.

e) Agradecimentos

Caso o trabalho receba ou tenha recebido apoio financeiro de alguma instituição, o registro deverá estar incluído na primeira folha.

f) Notas

As notas explicativas, apresentadas como notas de rodapé ao longo do texto, deverão ser utilizadas apenas quando estritamente necessárias.

g) Citações

As citações deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (FREITAS, 1993, p. 76) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Freitas (1993, p.76). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (FREITAS, 1993a, p. 66). Conforme NBR-10520/2002 da ABNT.

As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. Já as citações que apresentarem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo de 4 cm, sem aspas, nem itálicos e em fonte 10. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano e página.

Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques do seguinte modo: a) supressões: [...], b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ], c) ênfase ou destaque: negrito.

Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada.

Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.

h) Figuras, imagens e tabelas

Tabelas e ilustrações (ABNT NBR BR 14724/2011) devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência. As tabelas devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento duplo) e as ilustrações título/legenda na parte inferior (fonte tamanho 12 e espaçamento duplo).

As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, entre outros) deverão ser enviadas em formato JPG, já inseridas no corpo do texto.

Após as ilustrações e tabelas é indispensável o registro exato da fonte. No caso de material proveniente da pesquisa, deve-se incluir “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” ou "Fonte: Autores".

As imagens devem ser incluídas no arquivo. Quando necessário, a revista solicitará que sejam enviadas em separado.

MUITO IMPORTANTE!

1. Conferir todas as  Referências porque somente aquelas citadas no texto completas devem constar ao final do trabalho, na lista de referências. Nessa lista, as referências devem estar alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética. As referências devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco e elaboradas de acordo com a NBR-6023/2018 da ABNT.

2. O recurso negrito deve ser utilizado para dar destaque ao título principal da publicação.

3. Por gentileza, no arquivo com o artigo a ser enviado para a REPI não cadastre o nome dos(as) autores(as) de modo a garantir uma avaliação cega por pares.

4. Caso tenha dúvidas, pode consultar o Guia para elaboração de Referências de acordo com a norma da ABNT, produzido pela PUC-SP. Disponível em: https://bit.ly/2RKlh5b

5. Importa lembrar que, pelo menos, 30% das referências devem ser dos últimos cinco anos.

Atenção: Apresentamos algumas indicações básicas para a elaboração da lista de referências.

SOBRENOME, Nome por extenso. Título de Livro de um só autor. Local de edição: Editora, ano de edição.

SOBRENOME, Nome por extenso; SOBRENOME, Nome por extenso. Título de Livro de dois autores. Local de edição: Editora, ano de edição.

SOBRENOME, Nome por extenso et al. Título de Livro de mais de dois autores. Local de edição: Editora, ano de edição.

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome por extenso (Ed/Org.). Título de Livro. Local de edição: Editora, ano de edição.

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do Periódico, Local da publicação, volume, número, página(s), mês/ano.

 

Se o artigo estiver disponível digitalmente:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do Periódico, Local da publicação, volume, número, página(s), mês/ano. Disponível em: xxxxxx. Acesso em: dia/mês/ano. https://doi.org/xxxxxxxxxx

SOBRENOME, Nome por extenso. Título da dissertação ou tese. Total de folhas. Tipo (Dissertação ou Tese). Nome do curso. (Mestrado em Educação ou Doutorado em Educação), Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), Local, data. Disponível em <xxxxxxxxxx>. Aceso em xx/xx/xxxx.

 

Se for matéria de jornal online:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal, Local, data, Caderno/Seção, número, página(s). Disponível em: xxxx. Acesso em: dia/mês/ano.

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo sem aspas ou itálico. In: NOME DO EVENTO EM MAIÚSCULAS, ano, local, Título dos Anais. Local de Edição: Editora, ano. página(s).

 

QUESTÕES ÉTICAS

a) Autoria: Autor é todo aquele que participou efetivamente da concepção, do desenvolvimento e da redação final do trabalho submetido. Após a submissão, não será permitida inclusão ou exclusão de coautor(es). A identificação do(s) autor(es) deve ser incluída apenas nos metadados. O texto não deve apresentar quaisquer indicações que permitam ao avaliador reconhecer, direta ou indiretamente, a autoria do trabalho.

b) Ineditismo: A REPI não aceitará plágio ou autoplágio. Por isso, solicita que os autores garantam a originalidade do trabalho, façam o uso devido das citações e evitem excesso de autocitação. A Revista reserva-se ao direito de recursar trabalhos nos quais forem identificados plágio ou alto nível de autoplágio.

c) Conflito de interesses: Nos trabalhos submetidos, os autores devem ser responsáveis por revelar eventuais conflitos de interesse de natureza pessoal, política, acadêmica, comercial, financeira ou outras. Assim, além da REPI não se responsabilizar pelas ideias apresentadas nos textos publicados, por isso, reserva-se o direito de recusar submissões que possam provocar danos à sua imagem ou a outrem.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

    O artigo, se está sendo enviado para um dossiê organizado, precisa mencionar a submissão por "Comentários ao Editor" com o nome do dossiê.

  2. O arquivo da submissão está em formato compatível com Microsoft Office Word em extensão .doc ou .docx. Confirma que o mansucrito submetido está no formato ABNT e na normalização de acordo com as diretrizes dos autores.

  3. Os autores garantem que todas as fontes e referências usadas constam do trabalho submetido. DOI e URLs para as referências foram informadas quando possível e encontram-se ativas.

  4. O texto está redigido em  fonte Cambria, tamanho 12, espaço entrelinhas de 2,0, folha tamanho A4. Margens: inferior e superior 2,0 cm, esquerda e direita 3 cm. Emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. 

    Inseriu o ORCID de cada autor (Incluir todos os autores do artigo no momento da submissão).

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas rigorosamente.

  7. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.

  8. O trabalho atende aos princípios de ética necessários para pesquisas e publicações.

  9. Os autores zelaram pelas revisões ortográfica/gramatical e normalização do trabalho submetido, bem como por todas as questões éticas envolvidas na sua realização.

 

Declaração de Direito Autoral

A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.